Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-08-31T18:33:39Z-
dc.date.available2017-08-31T18:33:39Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Herbet Alves; SOUZA, Fábio Kalil de. O Pronatec no IFS - Campus Lagarto: um olhar juvenil sobre o programa. In.: Enfope, 6. 2013, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, jun., 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/365-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - Pronatec e Emprego emerge como ousada meta de expansão da oferta de vagas de cursos profissionalizantes no território nacional. A partir de uma experiência no Estado de Sergipe, este artigo apresenta o desenvolvimento do Programa sob a perspectiva discente, estabelecendo a relação fulcral com seu aprendizado. Buscou-se compreender como estudantes da primeira turma do curso técnico de Edificações, promovido no IFS-Campus Lagarto, enxergam aspectos favoráveis e desfavoráveis do Pronatec relacionado-os com seus êxitos escolares (ou não). Na modalidade estudo de caso, esta pesquisa de natureza quanti-qualitativa sugere que a parceria entre IFS e Escolas Estaduais é anêmica no sentido de produzir condições mais efetivas para o sucesso escolar. A ação integrada e harmônica entre esses parceiros tendem a reduzir os aspectos desfavoráveis, como baixa aprendizagem em disciplinas técnicas por falta de embasamento na ciências exatas, como também a potencializar os favoráveis, a exemplo concessão de auxílio financeiro (BolsaEstudante) na medida em que incentiva a frequência dos(as) estudantes nos cursos. Uma parceria que atenda os discentes com vidas escolares paralelas mas divorciadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipEncontro Internacional de Formação de Professores - Enfopept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOPpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectLagarto - SEpt_BR
dc.titleO Pronatec no IFS - Campus Lagarto: um olhar juvenil sobre o programapt_BR
dc.title.alternativeThe Pronatec at IFS - Campus Lagarto: a youthful look at the program Encontro Internacional de Formação de Professoresen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Herbet Alves dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Fábio Kalil dept_BR
dc.description.abstract2The National Access to Technical Education and Employment Pronatec - emerges as bold goal of expanding the supply of vacant professional courses in the country. From experience in the state of Sergipe , this article presents the development of the program from the perspective of students , establishing a relationship with your key learning . We sought to understand how students of the first class of the course technician Buildings, promoted the IFS - Campus Lizard sighted favorable and unfavorable aspects of Pronatec linked them with their academic achievements ( or not). In the form of case studies , this research both quantitative and qualitative suggests that the partnership between IFS and State Schools is anemic towards producing the most effective conditions for school success . The integrated and harmonious action between these partners t end to reduce the unfavorable aspects , such as low learning in technical disciplines for lack of foundation in the sciences , but also enhance the favorable , such grant of financial assistance ( Grant Manager) as that encourages the frequency of ( the) students in the courses . A partnership that meets the students with school lives parallel but divorceden
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_PRONATEC_no_IFS_Campus_Lagarto_um_olhar_juvenil_sobre_o_programa.pdf441,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.