Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/365
Título: | O Pronatec no IFS - Campus Lagarto: um olhar juvenil sobre o programa |
Título(s) alternativo(s): | The Pronatec at IFS - Campus Lagarto: a youthful look at the program Encontro Internacional de Formação de Professores |
Autor(es): | Oliveira, Herbet Alves de Souza, Fábio Kalil de |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Educação de jovens e adultos - EJA; Pronatec; Ensino-aprendizagem; Ensino técnico; Instituto Federal de Sergipe; Lagarto - SE |
Data do documento: | Jun-2013 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP |
Citação: | OLIVEIRA, Herbet Alves; SOUZA, Fábio Kalil de. O Pronatec no IFS - Campus Lagarto: um olhar juvenil sobre o programa. In.: Enfope, 6. 2013, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, jun., 2013. |
Resumo: | O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - Pronatec e Emprego emerge como ousada meta de expansão da oferta de vagas de cursos profissionalizantes no território nacional. A partir de uma experiência no Estado de Sergipe, este artigo apresenta o desenvolvimento do Programa sob a perspectiva discente, estabelecendo a relação fulcral com seu aprendizado. Buscou-se compreender como estudantes da primeira turma do curso técnico de Edificações, promovido no IFS-Campus Lagarto, enxergam aspectos favoráveis e desfavoráveis do Pronatec relacionado-os com seus êxitos escolares (ou não). Na modalidade estudo de caso, esta pesquisa de natureza quanti-qualitativa sugere que a parceria entre IFS e Escolas Estaduais é anêmica no sentido de produzir condições mais efetivas para o sucesso escolar. A ação integrada e harmônica entre esses parceiros tendem a reduzir os aspectos desfavoráveis, como baixa aprendizagem em disciplinas técnicas por falta de embasamento na ciências exatas, como também a potencializar os favoráveis, a exemplo concessão de auxílio financeiro (BolsaEstudante) na medida em que incentiva a frequência dos(as) estudantes nos cursos. Uma parceria que atenda os discentes com vidas escolares paralelas mas divorciadas. |
Resumo (segunda língua): | The National Access to Technical Education and Employment Pronatec - emerges as bold goal of expanding the supply of vacant professional courses in the country. From experience in the state of Sergipe , this article presents the development of the program from the perspective of students , establishing a relationship with your key learning . We sought to understand how students of the first class of the course technician Buildings, promoted the IFS - Campus Lizard sighted favorable and unfavorable aspects of Pronatec linked them with their academic achievements ( or not). In the form of case studies , this research both quantitative and qualitative suggests that the partnership between IFS and State Schools is anemic towards producing the most effective conditions for school success . The integrated and harmonious action between these partners t end to reduce the unfavorable aspects , such as low learning in technical disciplines for lack of foundation in the sciences , but also enhance the favorable , such grant of financial assistance ( Grant Manager) as that encourages the frequency of ( the) students in the courses . A partnership that meets the students with school lives parallel but divorced |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/365 |
ISSN: | 2179-0663 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_PRONATEC_no_IFS_Campus_Lagarto_um_olhar_juvenil_sobre_o_programa.pdf | 441,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.