Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vitorino, Kelma Maria Nobre | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-01T18:30:43Z | - |
dc.date.available | 2017-09-01T18:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Lázaro Sandro de. Logística reversa: canais de devolução de produtos pós-consumo e cenário atual em Aracaju (SE). 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/367 | - |
dc.description.abstract | A Logística Reversa (LR) é uma alternativa sustentável para destinação dos produtos pós-consumo. Prevista na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, lei aprovada e regulamentada em 2010, sua implantação é obrigatória para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, para fins de reciclagem e disposição final somente do rejeito. Este estudo objetivou identificar a legislação em vigor, em níveis federal, estadual e municipal, as principais fontes de acesso a informações sobre LR e identificar a estrutura dos pontos de devolução de produtos pós-consumo objeto de LR disponibilizados ao consumidor na cidade de Aracaju (SE), através de pesquisa bibliográfica, estudo de campo e entrevista. Verificou-se que para embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas e embalagens em geral (de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, e embalagem cartonada longa vida) o ordenamento jurídico está consolidado, instituindo a LR em todo o Brasil. Para eletroeletrônicos e medicamentos há leis no estado de Sergipe, e em Aracaju (SE) há uma lei para eletroeletrônicos, todas definindo a destinação adequada dos resíduos. Na maioria dos casos, as informações contidas nos sites dos órgãos ambientais pesquisados não foram claras ou não existiam, além disso, apenas 59% dos 43 pontos de devolução visitados realizam ações de sensibilização e educação ambientais. Esse cenário é desmotivador para a participação dos consumidores. O presente estudo possibilitou aferir que a atuação dos órgãos ambientais em Aracaju (SE) acerca da LR é limitada e pontual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.publisher | Campus Aracaju | pt_BR |
dc.publisher | Coordenadoria de Tecnologia em Saneamento Ambiental - CSA | pt_BR |
dc.subject | Saneamento ambiental | pt_BR |
dc.subject | Logística reversa | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Resíduo sólido | pt_BR |
dc.subject | SINIR | pt_BR |
dc.subject | Ponto de entrega voluntária - PEV | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental sanitation | en |
dc.subject | Reverse logistic | en |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Solid waste | en |
dc.subject | Voluntary delivery point | en |
dc.subject | Recycling | en |
dc.title | Logística reversa: canais de devolução de produtos pós-consumo e cenário atual em Aracaju (SE) | pt_BR |
dc.title.alternative | Reverse logistics: return channels of post-consumer products and current scenario in Aracaju (SE) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dcterms.publisher | Coordenadoria de Tecnologia em Saneamento Ambiental - CSA | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Lazaro Sandro de | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Reverse Logistics (RL) is a sustainable alternative for the destination of post - consumer products. Planned in the National Solid Waste Policy, a law approved and regulated in 2010, its implementation is mandatory for manufacturers, importers, dist ributors and traders, upon return of the products after use by the consumer, for recycling purposes and final disposal of the waste alone. This study aimed to identify the legislation in force, at federal, state and municipal levels, the main sources of ac cess to RL information and to identify the structure of the points of return of post - consumer RL products available to consumers in the city of Aracaju (SE), through bibliographic research, field study and interview. It was found that for packaging of pest icides, batteries, tires, lubricating oils and their packaging, lamps and packaging in general (paper and cardboard, plastic, aluminum, steel, glass, and long life pack) the legal system is consolidated, establishing RL throughout Brazil. For electronics a nd drugs there are laws in the state of Sergipe, and in Aracaju (SE) there is a law for electrical and electronic products, all of which define the proper disposal of waste. In most cases, the information contained in the websites of the environmental agen cies surveyed was not clear or did not exist, in addition, only 59% of the 43 drop - off points visited carry out environmental awareness and education actions. This scenario is discouraging for consumer participation. The present study made it possible to v erify that the performance of the environmental agencies in Aracaju (SE) about RL is limited and punctual. | en |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Saneamento Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lazaro Sandro de Jesus.pdf | 717,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.