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dc.contributor.advisorLins, Andréa Santana Teixeira-
dc.coverage.spatialInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.date.accessioned2017-12-21T19:02:19Z-
dc.date.available2017-12-21T19:02:19Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.citationSÁ, Marcelo Menezes Barboza de. Caracterização do solo empregado como material de base em uma via na cidade de Aracaju e suas patologias: estudo de caso. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Aracaju, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/420-
dc.description.abstractDevido à má execução do revestimento asfáltico no Brasil, vem crescendo o aparecimento de patologias na pavimentação trazendo desconforto e insegurança aos usuários das vias. Na região de Aracaju-SE essas patologias podem ser encontradas em diversas vias. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso do processo de execução da pavimentação asfáltica e analisar o material de base utilizado nas ruas do bairro Aruanda, em Aracaju-SE, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) em conjunto com a construtora, onde esta obra irá beneficiar toda a população local, localizada na zona de expansão da capital. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e apresentado um estudo de caso de análises e discussões de todo o processo executivo, desde a obtenção do traço do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no laboratório da usina da EMURB, até o seu transporte e execução no local da obra e análise do material de base utilizado para a pavimentação no laboratório do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Constatou-se através de visualizações em campo que alguns procedimentos executivos utilizados estavam fora do padrão das normas do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e através de ensaios laboratoriais foi constatado que o material de base utilizado para a pavimentação não é o mais adequado para tal fim. Foram observadas várias irregularidades, as quais possivelmente influenciaram para a perda de durabilidade e resistência do pavimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Aracajupt_BR
dc.publisherDepartamento de Desenvolvimento de Ensinopt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectPatologiapt_BR
dc.subjectConcreto betuminoso usinado a quentept_BR
dc.subjectCBUQpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleCaracterização do solo empregado como material de base em uma via na cidade de Aracaju e suas patologias: estudo de caso.pt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of the soil used as base material in a road in the city of Aracaju and its pathologies: case study.en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSá, Marcelo Menezes Barboza de-
dc.description.abstract2Due to the poor execution of the asphalt coating in Brazil, the appearance of pathologies in the pavement has increased, causing discomfort and insecurity to road users. In the region of Aracaju - SE these pathologies can be found in several ways. The objective of this work is to perfom a case of study for the process of execution of asphalt pavement and to analyze the base material used in the streets of the Aruanda district, in Aracaju - SE, executed by the Municipal Company of Construction and Urbanization (EMURB) , where will benefit th e entire local population, located in the zone of expansion. A bibliographical research was performed as theo retical basis and a case of study of analyzes and discussions for the entire executive process presented, starting at the tracing for the Hot Aspha ltic Concrete (CBUQ) in laboratory of the EMURB plant until its transportation, on - site execution and analysis of the base material used for paving in the laboratory of the Federal Institute of Sergipe (IFS). It was verified through on - field visualizations that some executive procedures used were out of the standard for the National Department of Roadways (DNER) and through laboratory tests it was verified that the base material used for p aving is not the most adequate . Several irregularities were observed , which possibly influenced in the lack of durability and resistance for the pavementen
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

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