Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-12-26T19:42:29Z-
dc.date.available2017-12-26T19:42:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFONSECA, Laerte Silva da. Desenvolvimento da aprendizagem matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo Sistema Nervoso Central. Caminhos da Educação Matemática em Revista online, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 13-28, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/429-
dc.description.abstractO objetivo principal deste artigo é promover a mobilização e sensibilização iniciais da atenção dos leitores para refletirem sobre seus próprios conhecimentos e concepções acerca do Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática (DAM) considerando os resultados das pesquisas fundamentadas na Neurociência Cognitiva. Para tanto, considerou-se os pontos de vista de Lezak et al (1976), Luria (1980), Kandel (1991), Le Doux (2001), Gazzaniga (2006), Lent (2002, 2008), Malloy-Diniz et al (2008), Willingham (2011), Izquierdo (2011) e Fonseca (2015). O itinerário metodológico utilizado nesse trabalho pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo de Fonseca (2011, 2012, 2015), valorizando o alicerce da Neurociência Cognitiva como possibilidade de desvelar a neuroanatomofisiologia do Sistema Nervoso Central (SNV) – ambiente interno, enfocando os mecanismos de entrada, processamento e saída da informação proveniente do meio ambiente externo. As conclusões sinalizaram a necessidade da Educação Básica considerar a sinfonia orquestrada das funções cognitivas para um DAM típico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectSistema nervoso centralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da aprendizagempt_BR
dc.subjectFunção cognitivapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da aprendizagem matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo Sistema Nervoso Centralpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of mathematical learning: neurobiological relationships expected by the Central Nervous System.en
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva da-
dc.description.abstract2The main purpose of this article is to promote early mobi lization and sensitization of the attention of readers to reflect on their own knowledge and ideas about the Development of Mathematics Learning (DML) considering the results of research based on Cognitive Neuroscience. Therefore, it was considered the vie ws of Lezak et al (1976), Luria (1980), Kandel (1991), Le Doux (2001), Gazzaniga (2006), Lent (2002, 2008), Malloy - Diniz et al (2008), Willingham (2011), Izquierdo (2011) and Fonseca (2015). The methodological itinerary used in this work was guided in lite rature and Fonseca field (2011, 2012, 2015), valuing the foundation of Cognitive Neuroscience as a possibility to unveil the neuroanatomophysiological Central Nervous System (CNS) - internal environment, focusing on the input mechanisms, processing and ou tput of information from the external environment. The findings signaled the need ofen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento da aprendizagem matemática.pdf936,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.