Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/429
Título: | Desenvolvimento da aprendizagem matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo Sistema Nervoso Central |
Título(s) alternativo(s): | Development of mathematical learning: neurobiological relationships expected by the Central Nervous System. |
Autor(es): | Fonseca, Laerte Silva da |
Palavras-chave: | Matemática; Neurociência cognitiva; Sistema nervoso central; Desenvolvimento da aprendizagem; Função cognitiva; Ensino fundamental |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) |
Citação: | FONSECA, Laerte Silva da. Desenvolvimento da aprendizagem matemática: relações neurobiológicas esperadas pelo Sistema Nervoso Central. Caminhos da Educação Matemática em Revista online, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 13-28, 2015. |
Resumo: | O objetivo principal deste artigo é promover a mobilização e sensibilização iniciais da atenção dos leitores para refletirem sobre seus próprios conhecimentos e concepções acerca do Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática (DAM) considerando os resultados das pesquisas fundamentadas na Neurociência Cognitiva. Para tanto, considerou-se os pontos de vista de Lezak et al (1976), Luria (1980), Kandel (1991), Le Doux (2001), Gazzaniga (2006), Lent (2002, 2008), Malloy-Diniz et al (2008), Willingham (2011), Izquierdo (2011) e Fonseca (2015). O itinerário metodológico utilizado nesse trabalho pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo de Fonseca (2011, 2012, 2015), valorizando o alicerce da Neurociência Cognitiva como possibilidade de desvelar a neuroanatomofisiologia do Sistema Nervoso Central (SNV) – ambiente interno, enfocando os mecanismos de entrada, processamento e saída da informação proveniente do meio ambiente externo. As conclusões sinalizaram a necessidade da Educação Básica considerar a sinfonia orquestrada das funções cognitivas para um DAM típico. |
Resumo (segunda língua): | The main purpose of this article is to promote early mobi lization and sensitization of the attention of readers to reflect on their own knowledge and ideas about the Development of Mathematics Learning (DML) considering the results of research based on Cognitive Neuroscience. Therefore, it was considered the vie ws of Lezak et al (1976), Luria (1980), Kandel (1991), Le Doux (2001), Gazzaniga (2006), Lent (2002, 2008), Malloy - Diniz et al (2008), Willingham (2011), Izquierdo (2011) and Fonseca (2015). The methodological itinerary used in this work was guided in lite rature and Fonseca field (2011, 2012, 2015), valuing the foundation of Cognitive Neuroscience as a possibility to unveil the neuroanatomophysiological Central Nervous System (CNS) - internal environment, focusing on the input mechanisms, processing and ou tput of information from the external environment. The findings signaled the need of |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/429 |
ISSN: | 2358-4750 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento da aprendizagem matemática.pdf | 936,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.