Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/461
Título: A instrução da mocidade no Liceu Sergipense (1847-1855)
Título(s) alternativo(s): The education of the youth in the Liceu Sergipense (1847-1855)
Autor(es): Lima, Aristela Arestides
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Ensino fundamental; História da educação; Liceu Sergipense; Instituição pública; Education; History of education
Data do documento: Mai-2016
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Programa de Pós-graduação em Educação - PPED
Citação: LIMA, Aristela Arestides. A instrução da mocidade no Liceu Sergipense (1847-1855). In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 11; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 12, 2016, Aracaju, v. 9, n. 1, Anais... Aracaju: UNIT, maio. 2016.
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o movimento de criação e difusão do ensino secundário no Liceu, em articulação aos princípios norteadores do projeto imperial, de nacionalização, na primeira metade do século XIX. Trabalhará com os resultados defendidos na dissertação de mestrado “A instrução da mocidade no Liceu Sergipense: um estudo das práticas e representações sobre o ensino secundário na Província de Sergipe (1847- 1855)”. A metodológica desta pesquisa partiu dos paradigmas defendidos pela História Cultural, valorizando as fontes em sua amplitude: legislação, regimento, biografias, livros, artigos, monografias, dissertações, atos do poder executivo, relatórios dos presidentes, entre outros. Concluiu que o Liceu Sergipense contribuiu para o processo de centralização e normatização do ensino secundário na Província de Sergipe.
Resumo (segunda língua): The aim of this paper is to present the movement of creation and diffusion of secondary education in Liceu, in conjunction to the guiding principles of the imperial project of nationalization in the first half of the nineteenth century. Work with the resul ts defended the Master's thesis "The youth education in Sergipense Liceu: a study of the practices and representations of secondary education in Sergipe Province (1847 - 1855)". The methodology of this research came from the paradigms defended by Cultural H istory, valuing the sources in its scope: laws, regulations, biographies, books, articles, monographs, dissertations, acts of executive power, presidents of reports, among others. It concluded that Sergipense Liceu contributed to the process of centralizat ion and standardization of secondary education in Sergipe Province.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/461
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A instrucao da mocidade no liceu sergipense.pdf244,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.