Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2018-04-03T11:41:08Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T11:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SOUSA, Cassio Magno de. Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemática. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 11, 2015, Aracaju, v. 8, Anais... Aracaju: UNIT, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-0663 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/481 | - |
dc.description.abstract | Avaliações nacionais referentes ao ensino aprendizagem da Matemática têm indicado que os estudantes brasileiros possuem, de modo geral, um baixo rendimento escolar nessa disciplina. Com o intuito de contribuir com essas discussões o presente estudo tem como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do Curso Integrado em Edificações do Campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, discutindo as prováveis consequências da negação do desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica nesse curso, para a formação dos alunos. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de uma revisão sobre o processo histórico de criação do curso, sua estrutura atual, a legislação que o sustenta, os objetivos da Instituição de Ensino que o promove, e os objetivos do curso, para só então, discutirmos sobre o processo de ensino de Matemática no curso, sua realidade, limitações e avanços, frente à negação da utilização da Pedagogia Histórico-Crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tiradentes - UNIT | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor | - |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Instituição pública | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Public institution | pt_BR |
dc.title | Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Historical-critical pedagogy and the teaching of Mathematics | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dcterms.title | Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional | pt_BR |
dcterms.title | ENFOPE | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferrete, Rodrigo Bozi | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferrete, Anne Alilma Silva Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Cassio Magno de | pt_BR |
dc.description.abstract2 | National assessments regarding teaching mathematics have indicated that Brazilian students generally have a poor academic performance in this discipline. In order to contribute to these discussions, the present study aims to analyze the mathematics teaching practice of the Integrated Course in Buildings of the Campus of Aracaju of the Federal Institute of Sergipe, discussing the probable consequences of the negation of the development of Historical-Critical Pedagogy in this Course, for the training of the students. To do this, we conducted a qualitative research, through a review of the historical process of creation of the course, its current structure, the legislation that supports it, the objectives of the Teaching Institution that promotes it, and the objectives of the course for only then, we discuss the process of teaching Mathematics in the course, its reality, limitations and advances, against the denial of the use of Historical-Critical Pedagogy. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia historico-critica e o ensino de matematica.pdf | 370,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.