Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/481
Título: Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemática
Título(s) alternativo(s): Historical-critical pedagogy and the teaching of Mathematics
Autor(es): Ferrete, Rodrigo Bozi
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Sousa, Cassio Magno de
Palavras-chave: Matemática; Educação - Sergipe; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Pedagogia; Education; Mathematics; Public institution
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Programa de Pós-graduação em Educação
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor
Citação: FERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SOUSA, Cassio Magno de. Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemática. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 11, 2015, Aracaju, v. 8, Anais... Aracaju: UNIT, 2015.
Resumo: Avaliações nacionais referentes ao ensino aprendizagem da Matemática têm indicado que os estudantes brasileiros possuem, de modo geral, um baixo rendimento escolar nessa disciplina. Com o intuito de contribuir com essas discussões o presente estudo tem como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do Curso Integrado em Edificações do Campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, discutindo as prováveis consequências da negação do desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica nesse curso, para a formação dos alunos. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de uma revisão sobre o processo histórico de criação do curso, sua estrutura atual, a legislação que o sustenta, os objetivos da Instituição de Ensino que o promove, e os objetivos do curso, para só então, discutirmos sobre o processo de ensino de Matemática no curso, sua realidade, limitações e avanços, frente à negação da utilização da Pedagogia Histórico-Crítica.
Resumo (segunda língua): National assessments regarding teaching mathematics have indicated that Brazilian students generally have a poor academic performance in this discipline. In order to contribute to these discussions, the present study aims to analyze the mathematics teaching practice of the Integrated Course in Buildings of the Campus of Aracaju of the Federal Institute of Sergipe, discussing the probable consequences of the negation of the development of Historical-Critical Pedagogy in this Course, for the training of the students. To do this, we conducted a qualitative research, through a review of the historical process of creation of the course, its current structure, the legislation that supports it, the objectives of the Teaching Institution that promotes it, and the objectives of the course for only then, we discuss the process of teaching Mathematics in the course, its reality, limitations and advances, against the denial of the use of Historical-Critical Pedagogy.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/481
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia historico-critica e o ensino de matematica.pdf370,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.