Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-04-19T12:52:29Z-
dc.date.available2018-04-19T12:52:29Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Santos; MOTA, Levi da Costa; OLIVEIRA, Adicinéia Aparecida de. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática. Interfaces Científicas. Aracaju, v.1, n.3, p. 9 - 22, Out. 2015pt_BR
dc.identifier.issn2359-4942-
dc.identifier.otherDOI - 10.17564/2359-4934.2015v1n3p9-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/545-
dc.description.abstractUm dos grandes desafios enfrentados pelos cursos de computação é tornar o ensino de programação mais atrativo e intuitivo para os alunos. Diante disso, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem se colocado como uma solução para suportar e facilitar o ensino de programação. Este artigo descreve uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é identificar, analisar e avaliar estudos primários envolvendo uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação com o propósito de caracterizá-las, do ponto de vista dos desenvolvedores e professores de programação no contexto no qual os estudos foram realizados. O trabalho constata que há apenas dois estudos relevantes publicados sobre o tema e que dessa forma há espaço para estudos futuros que busquem desenvolver novas técnicas e ferramentas pedagógicas que suportem com mais eficiência e eficácia os desafios enfrentados no ensino de programação.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Interfaces Científicaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem - AVApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectVirtual learning environment - VLEen
dc.subjectProgramming languageen
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.titleUso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeUse of virtual learning environments as a support for programming teaching: a systematic reviewen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, André Santospt_BR
dc.contributor.authorMota, Levi da Costapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Adicinéia Aparecida dept_BR
dc.description.abstract2One of the great challenges faced by computer courses is to make programming teaching more attractive and intuitive for students. Therefore, the use of virtual learning environments (AVA) has become a solution to support and facilitate programming teaching. This article describes a systematic review of the literature whose objective is to identify, analyze and evaluate primary studies involving the use of virtual learning environments as a support for programming teaching in order to characterize them, from the point of view of developers and programming teachers in the context in which the studies were carried out. The paper notes that there are only two relevant studies published on the subject and that there is therefore scope for future studies that seek to develop new techniques and pedagogical tools that more efficiently and effectively support the challenges faced in teaching programming.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...
Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de ambientes virtuais de aprendizagem.pdf219,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.