Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/545
Título: | Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática |
Título(s) alternativo(s): | Use of virtual learning environments as a support for programming teaching: a systematic review |
Autor(es): | Oliveira, André Santos Mota, Levi da Costa Oliveira, Adicinéia Aparecida de |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA; Ensino-aprendizagem; Linguagem de programação; Education; Virtual learning environment - VLE; Programming language; Educação a distância - EAD |
Data do documento: | Out-2015 |
Editor: | Universidade Tiradentes - UNIT |
Citação: | OLIVEIRA, André Santos; MOTA, Levi da Costa; OLIVEIRA, Adicinéia Aparecida de. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática. Interfaces Científicas. Aracaju, v.1, n.3, p. 9 - 22, Out. 2015 |
Resumo: | Um dos grandes desafios enfrentados pelos cursos de computação é tornar o ensino de programação mais atrativo e intuitivo para os alunos. Diante disso, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem se colocado como uma solução para suportar e facilitar o ensino de programação. Este artigo descreve uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é identificar, analisar e avaliar estudos primários envolvendo uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação com o propósito de caracterizá-las, do ponto de vista dos desenvolvedores e professores de programação no contexto no qual os estudos foram realizados. O trabalho constata que há apenas dois estudos relevantes publicados sobre o tema e que dessa forma há espaço para estudos futuros que busquem desenvolver novas técnicas e ferramentas pedagógicas que suportem com mais eficiência e eficácia os desafios enfrentados no ensino de programação. |
Resumo (segunda língua): | One of the great challenges faced by computer courses is to make programming teaching more attractive and intuitive for students. Therefore, the use of virtual learning environments (AVA) has become a solution to support and facilitate programming teaching. This article describes a systematic review of the literature whose objective is to identify, analyze and evaluate primary studies involving the use of virtual learning environments as a support for programming teaching in order to characterize them, from the point of view of developers and programming teachers in the context in which the studies were carried out. The paper notes that there are only two relevant studies published on the subject and that there is therefore scope for future studies that seek to develop new techniques and pedagogical tools that more efficiently and effectively support the challenges faced in teaching programming. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/545 |
ISSN: | 2359-4942 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes... Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes... |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de ambientes virtuais de aprendizagem.pdf | 219,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.