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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/559
Título: | A regeneração da infância pobre sergipana no inicio do século XX: o Patronato agrícola de Sergipe e suas práticas educativas |
Título(s) alternativo(s): | The regeneration of poor Sergipe childhood at the beginning of the 20th century: the Sergipe agricultural patronage and its educational practices |
Autor(es): | Nery, Marco Arlindo Amorim Melo |
Orientador: | Nascimento, Jorge Carvalho do |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; História da educação; Patronato agrícola de sergipe; History of education; Educação agrícola; Educação profissional; Education |
Data do documento: | 3-Mar-2006 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - POSGRAP Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
Citação: | NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. A regeneração da infância pobre sergipana no inicio do século XX: o Patronato agrícola de Sergipe e suas práticas educativas. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender o processo de implementação, os objetivos e as práticas educativas do Patronato Agrícola de Sergipe, criado pelo Presidente do Estado, Maurício Graccho Cardoso, no ano de 1924. A delimitação temporal do estudo dá-se entre o ano da criação do estabelecimento e a sua transformação em Aprendizado Agrícola Federal, no ano de 1934. Com base neste período, através de leis, decretos, atos, pareceres, relatórios, ofícios, jornais, dentre outras fontes, são ressaltados os personagens que fizeram parte da história dessa instituição, além de uma análise sobre suas práticas educativas, como: o ensino primário, as aulas de Educação Física e Escotismo, as oficinas profissionalizantes (marcenaria, ferraria e sapataria) e o ensino agrícola, além de outras atividades que contribuíam também como ferramentas educativas, tais quais as festas, as solenidades e as visitas. Durante o trabalho interpretativo ao longo do texto, percebeu-se que apesar de o Patronato de Sergipe ter um duplo objetivo: a regeneração dos menores e a formação de mão-de-obra agrícola, o que sobressaiu ao longo dos dez anos de funcionamento foi a correção moral. |
Resumo (segunda língua): | This work seeks to understand the implementation process, the goals and the educative practices of the Patronato Agrícola de Sergipe, created by the President of the State, Mauritius Graccho Cardoso, in 1924. The timing delimitation of this study is between the year of its creation and the year it was transformed in Federal Agricultural Learning, in the year 1934. Based on this period of time, through laws, decrees, acts, opinions, reports, letters, newspapers, among other sources, the characters who took part of this institution’s history are pointed out. Besides, it is made an analysis of the educative practices carried out in it such as the primary teaching, the Physical Education and Scouts classes, professionalizing crash coursesthe (woodworker, shoe maker, work with iron) and the agriculture teaching, beyond other activities that also contributed as educative tools like the parties, the solemn celebrations and the visitors. During the interpretative work throughout the text, I realized that, even trough the Patronato Agrícola de Sergipe had a double objective, the regeneration of the under age kids and the teaching of agriculture workers, what really overcame thru ten years of work it was the moral correction. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/559 |
Aparece nas coleções: | Tese e dissertação - Ciências Humanas e Sociais |
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