Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-05-07T14:48:00Z-
dc.date.available2018-05-07T14:48:00Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cácia; NASCIMENTO, Shirleyde Dias do; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Ensino de física moderna perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de física do ensino médio. Scientia Plena, São Cristóvão, v.12, n.11, 2016pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/566-
dc.description.abstractNeste artigo são discutidos os resultados de uma pesquisa realizada com alguns professores de Física de escolas públicas e privadas do município de Aracaju sobre a importância de se introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, como também sobre as facilidades e dificuldades que os docentes têm para lecionar os conteúdos referentes a essa “nova” Física. No decorrer de todo o artigo são discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física pós Newton, para que os discentes percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados reconhecem a importância da Física Moderna, mas não abordam em suas aulas por diversos fatores, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o principal deles. Ficou evidente que tanto o currículo do Ensino Médio bem como o Enem não estimulam a inserção dos tópicos de Física Moderna nessa etapa da escolar. Palavras-chave: Ensino, Física Moderna, Professorespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFS-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPhysicalen
dc.titleEnsino de física moderna perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de física do ensino médio.pt_BR
dc.title.alternativeModern physics teaching: prospects and challenges in the view of some high school physics teachersen
dc.typeResumo expandidopt_BR
dcterms.titleScientia Plena-
dc.contributor.authorSantos, Ana Cáciapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Shirleyde Dias dopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Divanizia do Nascimentopt_BR
dc.description.abstract2This article discusses the results of a survey of some physics teachers from public and private schools in the city of Aracaju on the importance of introducing modern physics in high school, but also about the facilities and difficulties that teachers have to teach content relating to this "new" physics. During the entire article discusses issues relating to the need for teaching content of the post Newton Physics, so that students understand and to experience this physics in their everyday lives. The results show that most respondents teachers recognize the importance of modern physics but do not deal in their classes by several factors, being the Brazilian National Secondary Education Examination (Enem) the main one. It was evident that both the high school curriculum and the ENEM not stimulate the inclusion of the topics of Modern Physics that the school stageen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de física moderna perspectivas e dasafios.pdf286,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.