Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/566
Título: | Ensino de física moderna perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de física do ensino médio. |
Título(s) alternativo(s): | Modern physics teaching: prospects and challenges in the view of some high school physics teachers |
Autor(es): | Santos, Ana Cácia Nascimento, Shirleyde Dias do Souza, Divanizia do Nascimento |
Palavras-chave: | Educação; Física; Ensino-aprendizagem; Formação do professor; Ensino médio; Education; Teacher training; Physical |
Data do documento: | Jun-2016 |
Editor: | Associação Sergipana de Ciência Universidade Federal de Sergipe - UFS |
Citação: | SANTOS, Ana Cácia; NASCIMENTO, Shirleyde Dias do; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Ensino de física moderna perspectivas e desafios sob o olhar de alguns professores de física do ensino médio. Scientia Plena, São Cristóvão, v.12, n.11, 2016 |
Resumo: | Neste artigo são discutidos os resultados de uma pesquisa realizada com alguns professores de Física de escolas públicas e privadas do município de Aracaju sobre a importância de se introduzir a Física Moderna no Ensino Médio, como também sobre as facilidades e dificuldades que os docentes têm para lecionar os conteúdos referentes a essa “nova” Física. No decorrer de todo o artigo são discutidas as questões referentes à necessidade de se ensinar conteúdos da Física pós Newton, para que os discentes percebam e vivenciem essa Física no cotidiano deles. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados reconhecem a importância da Física Moderna, mas não abordam em suas aulas por diversos fatores, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o principal deles. Ficou evidente que tanto o currículo do Ensino Médio bem como o Enem não estimulam a inserção dos tópicos de Física Moderna nessa etapa da escolar. Palavras-chave: Ensino, Física Moderna, Professores |
Resumo (segunda língua): | This article discusses the results of a survey of some physics teachers from public and private schools in the city of Aracaju on the importance of introducing modern physics in high school, but also about the facilities and difficulties that teachers have to teach content relating to this "new" physics. During the entire article discusses issues relating to the need for teaching content of the post Newton Physics, so that students understand and to experience this physics in their everyday lives. The results show that most respondents teachers recognize the importance of modern physics but do not deal in their classes by several factors, being the Brazilian National Secondary Education Examination (Enem) the main one. It was evident that both the high school curriculum and the ENEM not stimulate the inclusion of the topics of Modern Physics that the school stage |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/566 |
ISSN: | 1808-2793 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de física moderna perspectivas e dasafios.pdf | 286,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.