Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/567
Título: | Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado? |
Título(s) alternativo(s): | Postmodernity and education: a incursion under market aegis? |
Autor(es): | Figuerêdo, Acácio Nascimento |
Palavras-chave: | Educação; História da educação; Pós-modernidade; History of education; Education; Postmodernity |
Data do documento: | Jun-2015 |
Citação: | FIGUERÊDO, Acácio Nascimento. Pós-modernidade e educação: uma incursão sob a égide do mercado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 63, p. 353-366, jun. 2015. |
Resumo: | O texto ora proposto busca analisar os conceitos e a relação pós-modernidade e educação no âmbito da História da Educação. Evidencia que as diversas áreas da realidade humana; social, política, econômica e cultural estão intrinsecamente ligadas sob a égide do mercado. Esse processo objetivamente se insere em políticas privatista no campo educacional. Outrossim em prática fragmentadas na vida social e no desenvolvimento de práticas individualistas. A metodologia desenvolvida foi a revisão da literatura. Tem como objetivos aprofundar os conceitos e o processo histórico da pós-modernidade e sua relação com a educação, assim como incursão desse processo sob a égide do mercado. Em linhas gerais podemos concluir que a pós-modernidade no atual contexto da globalização do mercado insere-se no âmbito da educação em geral e da História da Educação em particular. A influência dos valores e princípios do campo pós-moderno, ou seja, o individualismo, a fragmentação das relações sociais, a determinação do mercado nas políticas sociais requer uma lógica alternativa de um fazer científico crítico. |
Resumo (segunda língua): | The proposed text aims to analyze the concepts and postmodernity respect and education as part of the History of Education. Shows that the various areas of human reality; social, political, economic and cultural are intrinsically linked under the umbrella of the market. This process objectively falls in privatizing policies in the educational field. Furthermore fragmented into practice in social life and development of individualistic practices. The methodology was the literature review. It aims to deepen the concepts and the historical process of post-modernity and its relationship to education as well as incursion of this process under the aegis of the market. Generally speaking we can conclude that postmodernity in the current market globalization context is part of the field of education in general and particularly in the History of Education. The influence of the values and principles of the postmodern field, ie individualism, fragmentation of social relations, the determination of the market in social policies requires a logical alternative to a critical scientific do. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/567 |
ISSN: | 1676-2584 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pós-modernidade e Educação uma incursão sob a égide do mercado.pdf | 450,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.