Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/579
Título: Turismo no povoado de Terra Caída/Indiroba/SE: do individual ao comunitário
Título(s) alternativo(s): Tourism in Terra Caída/ Indiaroba/SE: from individual to community
Autor(es): Almeida, Maria Geralda de
Vieira, Lício Valério Lima
Palavras-chave: Turismo; Turismo rural; Comunidade pesqueira; Política pública; Desenvolvimento econômico; Indiaroba - SE; Terra Caída - SE; Tourism; Economic development; Rural tourism
Data do documento: Jul-2011
Editor: Universidade de Caxias do Sul - UCS
Programa de Pós-graduação em Turismo
Citação: ALMEIDA, Maria Geralda de; VIEIRA, Lício Valério Lima. Turismo no povoado de Terra Caída / Indiroba-SE: do individual ao comunitário. Rosa dos Ventos, v. 3, p. 159-171, 2011.
Resumo: O propósito deste artigo é o de discutir a introdução do turismo rural no povoado Terra Caída no município de Indiaroba, em Sergipe. Especificamente, pretendeu-se caracterizar os aspectos físicos e culturais que sustentam a prática do turismo local e identificar as estratégias utilizadas pela comunidade para inserção na prática do turismo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, complementadas pelos trabalhos de campo, com observação direta e sistemática e entrevistas com líderes comunitários. O povoado tem na pesca tradicional a sua principal fonte de ocupação e renda, a qual, nos últimos tempos, vem apresentando transformações quanto ao potencial de produção e garantia de ocupação dos habitantes da localidade, além de ser pressionada pelas atividades de carcinicultura, com sérias transformações na (re)organização sócio espacial e territorial da localidade. Também foram considerados para esta reflexão os aspectos do turismo no espaço rural de base comunitária como fator de reorganização territorial e desenvolvimento local. Para tanto, analisou-se o nível de organização social local e sua interface com o desenvolvimento do turismo, bem como o papel da Associação pela Cidadania dos Pescadores e Moradores do Povoado Terra Caída, Município de Indiaroba/SE, na implementação do turismo local. Nos resultados observaram-se os fatores determinantes para a inserção da comunidade na atividade turística frente ao modelo adotado pelas políticas públicas e iniciativa privada. Conclui-se que o fetiche promovido pela atividade turística foi percebido pelas lideranças locais que acreditavam nessa alternativa. Percebeu-se, no entanto, que as estratégias implementadas pela comunidade local apresentam-se fragilizadas, necessitando de novos impulsos.
Resumo (segunda língua): O propósito deste artigo é o de discutir a introdução do turismo rural no povoado Terra Caída no município de Indiaroba, em Sergipe. Especificamente, pretendeu-se caracterizar os aspectos físicos e culturais que sustentam a prática do turismo local e identificar as estratégias utilizadas pela comunidade para inserção na prática do turismo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, complementadas pelos trabalhos de campo, com observação direta e sistemática e entrevistas com líderes comunitários. O povoado tem na pesca tradicional a sua principal fonte de ocupação e renda, a qual, nos últimos tempos, vem apresentando transformações quanto ao potencial de produção e garantia de ocupação dos habitantes da localidade, além de ser pressionada pelas atividades de carcinicultura, com sérias transformações na (re)organização sócio espacial e territorial da localidade. Também foram considerados para esta reflexão os aspectos do turismo no espaço rural de base comunitária como fator de reorganização territorial e desenvolvimento local. Para tanto, analisou-se o nível de organização social local e sua interface com o desenvolvimento do turismo, bem como o papel da Associação pela Cidadania dos Pescadores e Moradores do Povoado Terra Caída, Município de Indiaroba/SE, na implementação do turismo local. Nos resultados observaram-se os fatores determinantes para a inserção da comunidade na atividade turística frente ao modelo adotado pelas políticas públicas e iniciativa privada. Conclui-se que o fetiche promovido pela atividade turística foi percebido pelas lideranças locais que acreditavam nessa alternativa. Percebeu-se, no entanto, que as estratégias implementadas pela comunidade local apresentam-se fragilizadas, necessitando de novos impulsos.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/579
ISSN: 2178-9061
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Gestão de Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Turismo no povoado de Terra CaídaIndirobaSE do individual ao comunitário.pdf300,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.