Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/587
Título: Monitoria: desafios e perspectivas no IFS Campus Lagarto
Título(s) alternativo(s): Monitoring: challenges and prospects at the IFS Campus Lagarto
Autor(es): Costa, Bruno dos Santos
Siqueira, Rosana Rocha
Sacramento, Tiffany Brunelly Fontes
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Educação profissional; Monitoria; Instituto Federal de Sergipe; Lagarto - SE; Education; Monitorship
Data do documento: Set-2017
Editor: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional
Citação: COSTA, Bruno dos Santos; SIQUEIRA, Rosana Rocha; SACRAMENTO, Tiffany Brunelly Fontes. Monitoria:desafios e perspectivas no IFS Campus Lagarto. Revista Brasileira da Educação Profissional, Natal, v. 02, n. 13, p. 04-12, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre os desafios e perspectivas no âmbito do Programa de monitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) no Campus Lagarto. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo e quantitativo, cujo instrumento de coleta de dados (questionário) foi aplicado a eddiscentes e docentes no período de novembro de 2016 a março de 2017. Após a análise dos dados pode-se observar que são muitos os desafios relacionados ao Programa de Monitoria, dentre eles o exercício contínuo, dialogado e colaborativo entre o docente-tutor e o discente-monitor, considerando a necessidade de acompanhamento dos discentes assistidos pela monitoria, o que exige preparação extra por parte do monitor que além de ampliar seu entendimento sobre a disciplina objeto da monitoria, precisa desenvolver habilidades comunicacionais e de relacionamento interpessoal. Pode-se observar que o programa de monitoria apresenta percepção positiva dos participantes envolvidos, destacando que para a ampliação das ações faz-se necessária à participação dos discentes de forma contínua, e não apenas na proximidade da realização de provas e atividades avaliativas
Gov't Doc #: The present work aims to reflect on challenges and perspectives within the Monitorship Program of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS) Lagarto Campus. This is a qualitative and quantitative exploratory study, in which an instrument of data collection (questionnaire) was applied to students and teachers from November 2016 to March 2017. After analyzing the data, it can be observed that there are many challenges related to the Monitorship Program. Among them: the talked, collaborative and continuous practice between the teacher-tutor and the student-monitor, considering the students` needs for assistance from the Monitorship Program, which demands extra preparation by the monitor who, besides broadening his understanding of the discipline object of the monitorship, needs to develop communication and interpersonal skills. It can be observed that the Monitorship Program presents a positive perception of the participants involved. Worth mentioning that, in order to expand its actions, it is necessary the participation of the students in a continuous way and not only when exams and evaluation activities are imminent.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/587
ISSN: 2447-1801
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoria desafios e perspectivas no ifs.pdf616,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.