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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/609
Título: | Primeiras iniciativas de educacao da infancia brasileira: uma abordagem histórica (1870 - 1940) |
Título(s) alternativo(s): | First initiatives of education of Brazilian children: a historical approach (1870 - 1940) |
Autor(es): | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento Pereira, Ana Lúcia da Silva |
Palavras-chave: | Educação; Educação infantil; História da educação; Instituição Pré-escolar; Child education; Education; History of education |
Data do documento: | Out-2015 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
Citação: | CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; PEREIRA, Ana Lúcia da Silva. Primeiras iniciativas de educacao da infancia brasileira: uma abordagem histórica (1870 - 1940). In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 12, Curitiba. 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2015. |
Resumo: | O propósito deste artigo é refletir sobre o percurso da educação infantil no Brasil entre os anos de 1870 a 1940, a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Escolhemos este recorte temporal por corresponder ao período de surgimento e difusão de diferentes instituições de atendimento à infância no Brasil. Fundamenta-se na história da Educação Infantil no Brasil, discutindo o processo de criação das primeiras instituições pedagógicas ocorridas entre o século XIX e meados do século XX. Dialogamos com autores como Moysés Kuhlmann Jr (1999, 2010, 2011), Kramer (1998), Kishimoto (1988), Oliveira (2002), dentre outros. As instituições pré-escolares surgem no Brasil mediante a necessidade de atendimento assistencialista para a criança e sua família, como resultado da articulação de interesses políticos, médicos, pedagógicos, religiosos. Pesquisadores da área focalizam que as instituições de educação da criança estão em estreita relação com à história da infância e da família, da constituição da sociedade capitalista, da urbanização e da industrialização, das mudanças na organização familiar, da participação da mulher no mercado de trabalho. Concluímos por fim, que a trajetória da educação infantil no Brasil é marcada por divergências de concepções no que se refere às funções exercidas nas instituições de atendimento à infância. Para a elite, jardins de infância com finalidades educativas priorizando o desenvolvimento integral da criança, já para as camadas populares, instituições de atendimento pautadas na educação moralizante. É notável nos diferentes discursos referentes as diversas propostas para a educação da infância brasileira sempre alegaram levar em conta as necessidades da criança, priorizando o desenvolvimento do indivíduo, quer seja uma educação moralizante, quer seja uma educação para a emancipação. |
Gov't Doc #: | The purpose of this article is to reflect on the course of early childhood education in Brazil between the years 1870 to 1940, based on a bibliographical survey on the subject. We chose this temporal cut because it corresponds to the period of appearance and diffusion of different institutions of child care in Brazil. It is based on the history of Early Childhood Education in Brazil, discussing the process of creation of the first pedagogical institutions that took place between the nineteenth and mid-twentieth centuries. We discuss with authors such as Moysés Kuhlmann Jr (1999, 2010, 2011), Kramer (1998), Kishimoto (1988), Oliveira (2002), among others. Pre-school institutions arise in Brazil through the need for care assistance for the child and his family, as a result of the articulation of political, medical, pedagogical and religious interests. Researchers in the area focus on the institutions of child education that are closely related to the history of childhood and family, the constitution of capitalist society, urbanization and industrialization, changes in family organization, women's participation in the labor market . Finally, we conclude that the trajectory of early childhood education in Brazil is marked by divergences of conceptions regarding the functions performed in child care institutions. For the elite, kindergartens with educational purposes prioritizing the integral development of the child, already for the popular layers, care institutions based on moralizing education. It is noteworthy in the different discourses referring to the various proposals for the education of Brazilian children have always claimed to take into account the needs of the child, prioritizing the development of the individual, whether it be a moralizing education or an education for emancipation. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/609 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
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