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Título: Da escola de aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909-2009
Título(s) alternativo(s): From the apprenticeship school to the Federal Institute of Sergipe: 1909-2009
Autor(es): Santos Neto, Amâncio Cardoso dos
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Educação profissional; História da educação; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública; Professional education; Education
Data do documento: 2009
Citação: SANTOS NETO, Amancio Cardoso dos. Da escola de aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909-2009. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. 25-39, 2009.
Resumo: Este artigo apresenta um histórico do Instituto Federal de Sergipe, tratando de assuntos político-pedagógicos e administrativos pertinentes às diversas fases do ensino profissional em Sergipe, desde a criação da Escola de Aprendizes, no início do século XX; passando pelo Liceu de Aracaju, durante a ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945), quando o Brasil intensifica sua industrialização; mudando a denominação, logo depois, para Escola Industrial em conformidade com as transformações econômicas e políticas provocadas pela Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945); em seguida, as Escolas Industriais se transformaram em Escolas Técnicas Federais, de acordo com as políticas de educação da época da Ditadura Militar pós-1964. No final do Século XX, as Escolas Técnicas se transformaram em Centros Federais de Educação Tecnológica, num período de abertura política e econômica, atendendo às demandas das novas tecnologias na educação num cenário globalizado. E por fim, este artigo encerra com a expansão e criação da nova concepção da rede federal de ensino tecnológico e profissionalizante que cria os Institutos Federais em 2008, verticalizando o ensino e dando oportunidade a um maior número de brasileiros a entrarem no novo mundo do trabalho através da educação profissional e tecnológica.
Resumo (segunda língua): This article presents a history of the Federal Institute of Sergipe, dealing with political-pedagogical and administrative issues relevant to the various phases of vocational education in Sergipe, since the creation of the School of Apprentices in the early twentieth century; passing through the Lyceum of Aracaju, during the dictatorship of Getúlio Vargas (1937-1945), when Brazil intensifies its industrialization; changing the denomination, soon after, to Industrial School in accordance with the economic and political transformations provoked by the Second World War (1939-1945); then the Industrial Schools were transformed into Federal Technical Schools, according to the education policies of the time of the Military Dictatorship post-1964. At the end of the 20th century, the Technical Schools became Federal Centers of Technological Education, in a period of political and economic opening, meeting the demands of new technologies in education in a globalized scenario. Finally, this article ends with the expansion and creation of the new conception of the federal network of technological and vocational education that creates the Federal Institutes in 2008, verticalizing the teaching and giving an opportunity to a greater number of Brazilians to enter the new world of work through professional and technological education.
Gov't Doc #: https://doi.org/10.15628/rbept.2009.2940
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/619
ISSN: 2447-1801
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