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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/644
Título: | Descobrindo singularidades em textos de sujeitos do Proeja |
Título(s) alternativo(s): | Discovering singularities in textbooks of Proeja subjects |
Autor(es): | White, Marlúcia Alves Secundo |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - EJA; Produção de texto; Linguagem escrita; Instituto Federal de Sergipe; Ensino-aprendizagem; Text output; Education; Written language |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Editora do IFS - Edifs |
Citação: | WHITE, Marlúcia Alves Secundo. Descobrindo singularidades em textos de sujeitos do Proeja. 1. ed., Aracaju: Edifs, 2016. 87 p. |
Resumo: | Descobrindo singularidades em textos de estudantes do PROEJA- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, é um estudo desenvolvido no espaço do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, a partir de dados singulares e relevantes, coletados em textos espontâneos, produzidos por estudantes dessa modalidade. Os textos começaram a me chamar atenção desde que assumi turmas desse programa. Vários fenômenos de ordem morfossintática e fonológica, como apagamento, troca de letras, escrita com marcas de oralidade, que representam o modo como eles falam, foram despertando a minha curiosidade. Por se tratar de estudantes do nível médio, acreditava que eles já tivessem domínio da língua escrita para escrever textos. Entre os fenômenos observados, foram encontrados dados, cuja singularidade, transcende fatos corriqueiros registrados em processo de aquisição de escrita. Dados que podem ser reveladores de momentos especiais de escrita, em que estão envolvidos esses alunos. Nos textos, é percebida uma oscilação entre a língua por ele praticada em sua comunidade de fala e a língua que a escola exige na sua formação. Assim, uma questão que se coloca é: essas ocorrências singulares de escrita podem revelar a relação dos estudantes do Proeja com a linguagem e os contextos em que estão inseridos? Para responder a essa e outras indagações, recorremos aos trabalhos de Maria Bernadete Marques Abaurre, sobre aquisição de escrita, realizados com dados de produção escrita de crianças, adolescentes e adultos, através de projetos desenvolvidos na Universidade de Cam- pinas. Ao trazê-la para este estudo, buscamos explicações para as manifestações de "compor- tamentos episódicos e singulares" (expressão usada por essa pesquisadora) desses estudantes. Como professora de Língua Portuguesa das turmas desde 2006-2, período de implantação, e Coordenadora dessa modalidade no campus Aracaju, no período 2007-2 a 2010-2, selecionamos os referidos textos, dos quais foram coletados os dados linguísticos que apresentam relevância para este estudo. |
Resumo (segunda língua): | Uncovering singularities in texts of students of the PROEJA - National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Youths and Adults, is a study developed in the space of the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Aracaju, from singular and relevant data, collected in spontaneous texts, produced by students of this modality. The texts began to draw attention to me since I took classes in this program. Several phenomena of morphosyntactic and phonological order, such as erasure, exchange of letters, writing with orality marks, which represent the way they speak, have aroused my curiosity. Because they were middle-level students, he believed they already had mastery of written language to write texts. Among the observed phenomena, data were found, whose uniqueness transcends ordinary facts recorded in the process of acquisition of writing. Data that can be revealing of special moments of writing, in which these students are involved. In the texts, there is an oscillation between the language he practiced in his speaking community and the language that the school requires in his formation. Thus, one question that arises is: these singular occurrences of writing may reveal the relationship of Proeja students with language and the contexts in which they are inserted? In order to respond to this and other questions, we have recourse to the works of Maria Bernadete Marques Abaurre, on writing acquisition, carried out with written production data of children, adolescents and adults, through projects developed at the University of Campinas. In bringing it to this study, we sought explanations for the manifestations of "episodic and singular behaviors" (expression used by this researcher) of these students. As a Portuguese Language teacher in the classes since 2006-2, the implementation period, and Coordinator of this modality in the Aracaju campus, in the period 2007-2 to 2010-2, we selected the mentioned texts, from which the linguistic data were collected that are relevant for this study. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/644 |
ISSN: | 978-85-68801-20-8 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
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