Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-08-29T13:44:44Z-
dc.date.available2018-08-29T13:44:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida [et. al]. Aprendizagem baseada em problemas em contextos de educação à distância. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 13, p. 262-277, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2176-171X-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/656-
dc.description.abstractA aprendizagem baseada em problemas (ABP) representa uma das estratégias de ensino mais exploradas nos últimos anos. Seu processo didático-pedagógico tem o aluno como centro, na perspectiva de se utilizar situações-problema no processo de aprendizagem para estimular a construção de conhecimento e compreensão de conceitos. Este artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da ABP como estratégia metodológica no ensino a distância, tendo a figura do tutor como propositor dessa ferramenta nas ações de aprendizagem. Para tanto, busca-se uma aproximação entre estes aspectos a partir de fontes bibliográficas. As considerações apontadas no processo de elaboração deste artigo sugerem que a utilização da ABP como metodologia didático-pedagógica no ensino realizado a distância pode gerar maior envolvimento dos alunos e auxiliar um processo formativo mais significativo e efetivo. Essa constatação parte das premissas de que a ABP, voltada para o ensino com foco no aluno, favorece o processo de desenvolvimento de autonomia, criatividade e criticidade no processo de escolha e de resolução de problemas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectAndragogiapt_BR
dc.subjectHeutagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas - ABPpt_BR
dc.subjectAndragogypt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas em contextos de educação à distânciapt_BR
dc.title.alternativeTraining based on problems in distance education contextsen
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleRevista EDaPECIpt_BR
dc.contributor.authorBizarria, Fabiana Pinto de Almeida-
dc.contributor.authorTassigny, Mônica Mota-
dc.contributor.authorBastos, Adriana Teixeira-
dc.contributor.authorOliveira, Artur Gomes de-
dc.description.abstract2Problem Based Learning (PBL) is one of the most explored teaching strategy in recent years. The teaching-learning process of PBL is student-centered, in the perspective of using problem situations in the learning process in order to foster construction of knowledge and understanding of concepts. This article proposes a reflection on the use of PBL as a strategy for teaching and pedagogical methodology in distance learning, having the tutor as the proponent of this tool in action learning. Therefore, we seek an approximation with these aspects from literature sources. The considerations outlined in the preparation of this article suggests that the use of PBL as a pedagogical-didactic methodology used in distance learning can generate greater involvement of students and contributes to make the educational process more meaningful and effective. This finding is based on the premises that PBL, aimed and focused on student learning, contributes to develop the process of autonomy, creativity and criticality in the processes of choices and problem solving.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem Baseada em Problemas em Contextos de Educação à Distância.pdf597,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.