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Título: Aprendizagem baseada em problemas em contextos de educação à distância
Título(s) alternativo(s): Training based on problems in distance education contexts
Autor(es): Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida
Tassigny, Mônica Mota
Bastos, Adriana Teixeira
Oliveira, Artur Gomes de
Palavras-chave: Educação; Educação a distância - EAD; Andragogia; Heutagogia; Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP; Andragogy; Education; Distance education; Ensino-aprendizagem; Pedagogia
Data do documento: 2013
Citação: BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida [et. al]. Aprendizagem baseada em problemas em contextos de educação à distância. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 13, p. 262-277, 2013.
Resumo: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) representa uma das estratégias de ensino mais exploradas nos últimos anos. Seu processo didático-pedagógico tem o aluno como centro, na perspectiva de se utilizar situações-problema no processo de aprendizagem para estimular a construção de conhecimento e compreensão de conceitos. Este artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da ABP como estratégia metodológica no ensino a distância, tendo a figura do tutor como propositor dessa ferramenta nas ações de aprendizagem. Para tanto, busca-se uma aproximação entre estes aspectos a partir de fontes bibliográficas. As considerações apontadas no processo de elaboração deste artigo sugerem que a utilização da ABP como metodologia didático-pedagógica no ensino realizado a distância pode gerar maior envolvimento dos alunos e auxiliar um processo formativo mais significativo e efetivo. Essa constatação parte das premissas de que a ABP, voltada para o ensino com foco no aluno, favorece o processo de desenvolvimento de autonomia, criatividade e criticidade no processo de escolha e de resolução de problemas.
Resumo (segunda língua): Problem Based Learning (PBL) is one of the most explored teaching strategy in recent years. The teaching-learning process of PBL is student-centered, in the perspective of using problem situations in the learning process in order to foster construction of knowledge and understanding of concepts. This article proposes a reflection on the use of PBL as a strategy for teaching and pedagogical methodology in distance learning, having the tutor as the proponent of this tool in action learning. Therefore, we seek an approximation with these aspects from literature sources. The considerations outlined in the preparation of this article suggests that the use of PBL as a pedagogical-didactic methodology used in distance learning can generate greater involvement of students and contributes to make the educational process more meaningful and effective. This finding is based on the premises that PBL, aimed and focused on student learning, contributes to develop the process of autonomy, creativity and criticality in the processes of choices and problem solving.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/656
ISSN: 2176-171X
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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