Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-09-13T12:21:58Z-
dc.date.available2018-09-13T12:21:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida [et. al]. Orientação Profissional: um relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 5, p. 632-642, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1982-4785-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/662-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectOrientação Profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectVocational Guidanceen
dc.subjectAdministrationen
dc.titleOrientação Profissional: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeProfessional guidance: experience reporten
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleRevista Eletrônica Gestão & Saúdept_BR
dc.contributor.authorBizarria, Fabiana Pinto de Almeida-
dc.contributor.authorAssis, Odéssia Fernanda Gomes de-
dc.contributor.authorTassigny, Mônica Mota-
dc.contributor.authorOliveira, Artur Gomes de-
dc.description.abstract2This article presents an account of a career guidance with a group of five teenagers ( 16 and 19 ) , students of pre-university preparatory course offered by a public university in the state of Ceará . The work group dynamics was from a privileged form of performance by allowing a greater enrichment of the discussions , considering the heterogeneity and diversity of the group . To address relevant issues in career guidance based on the theory Socio-Historical , a roadmap of action process was constructed from three axes . Each axis has worked in two sessions that match a date. The first axis called " meaning of choice," worked on thematic choice process . With regard to the axis " World of Work " was discussed idealizations and representations about the professions , the labor market and the vestibular / ESMS . Emotional links with the professions , skills and ideas on skills and information professions : Finally , the " self " axis, which contains the themes was developed .en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orientação Profissional um relato de experiência.pdf490,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.