Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/662
Título: | Orientação Profissional: um relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Professional guidance: experience report |
Autor(es): | Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida Assis, Odéssia Fernanda Gomes de Tassigny, Mônica Mota Oliveira, Artur Gomes de |
Palavras-chave: | Administração; Orientação Profissional; Adolescente; Vocational Guidance; Administration |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida [et. al]. Orientação Profissional: um relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 5, p. 632-642, 2014. |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma orientação profissional com um grupo de cinco adolescentes (16 e 19 anos), alunos de cursinho pré-vestibular oferecido por uma Universidade Pública no Estado do Ceará. O trabalho em grupo a partir de dinâmicas foi a forma privilegiada de atuação, por possibilitar um maior enriquecimento das discussões, considerando a heterogeneidade e diversidade do grupo. Para contemplar temáticas relevantes no processo de orientação profissional pautada na teoria Sócio-Histórica, um roteiro de atuação foi construído, a partir de três eixos. Cada eixo foi trabalhado em duas sessões, que correspondem a um encontro. No primeiro eixo, denominado “significado da escolha”, trabalhou-se a temática do processo escolha. No que se refere ao eixo “Mundo do Trabalho” discutiu-se as idealizações e representações sobre as profissões, o mercado de trabalho e o vestibular/ ENEM. Por último, foi desenvolvido o eixo autoconhecimento”, que contém as temáticas: vínculos afetivos com as profissões, ideias sobre habilidades e aptidões e informações sobre as profissões. |
Resumo (segunda língua): | This article presents an account of a career guidance with a group of five teenagers ( 16 and 19 ) , students of pre-university preparatory course offered by a public university in the state of Ceará . The work group dynamics was from a privileged form of performance by allowing a greater enrichment of the discussions , considering the heterogeneity and diversity of the group . To address relevant issues in career guidance based on the theory Socio-Historical , a roadmap of action process was constructed from three axes . Each axis has worked in two sessions that match a date. The first axis called " meaning of choice," worked on thematic choice process . With regard to the axis " World of Work " was discussed idealizations and representations about the professions , the labor market and the vestibular / ESMS . Emotional links with the professions , skills and ideas on skills and information professions : Finally , the " self " axis, which contains the themes was developed . |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/662 |
ISSN: | 1982-4785 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orientação Profissional um relato de experiência.pdf | 490,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.