Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/680
Título: A (In)Adequação do Moodle como Plataforma à Aprendizagem Baseada em Projetos
Título(s) alternativo(s): Study of contributions of virtual learning environment moodle supporting project based learning
Autor(es): Schneider, Henrique Nou
Santos, Christiano Lima
Palavras-chave: Educação; Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA; Moodle; Ciberespaço; Tecnologia da informação; Cyberspace; Information technology; Educação a distância - EAD; Distance education
Data do documento: 2014
Citação: SCHNEIDER, Henrique Nou; SANTOS, Christiano Lima. A (In)Adequação do moodle como plataforma à aprendizagem baseada em projetos. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 3, p. 89-117, 2014.
Resumo: Diante das transformações econômicas e tecnológicas sofridas pela sociedade nas últimas décadas, a informação bem como as Tecnologias da Informação e Comunicação ganharam papel de destaque como ferramentas para a construção de uma “sociedade em rede”, entretanto o processo de ensino-aprendizagem ainda faz uso de práticas pedagógicas defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e novas ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm sendo investigadas e disseminadas. Este artigo analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos, com o foco na customização de um ambiente que propicie o aprendizado de forma mais autônoma e colaborativa.
Resumo (segunda língua): Given the economic and technological transformations in the society in recent decades, information and Information and Communication Technology received important role as tools for construction of a "network society", however the teaching-learning process still makes use of pedagogical practices outdated. New constructivist teaching techniques as Project Based Learning (PBL) and new computational tools such as Virtual Learning Environments (VLE) have been investigated and disseminated. This paper analyzes contributions for the VLE Moodle supporting PBL with focus on customization of an environment that fosters learning more autonomous and collaborative.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/680
ISSN: 2316-6517
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (In)Adequação do Moodle como Plataforma à Aprendizagem Baseada em Projetos.pdf717,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.