Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/710
Título: Conselho de classe no IFS: um espaço para reavaliação
Título(s) alternativo(s): IFS class council: a space for re-evaluation
Autor(es): Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento
Santana, Gilvan da Costa
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Pedagogia; Conselho de Classe; Instituto Federal de Sergipe; Ensino-aprendizagem; Pedagogy; Education
Data do documento: 2016
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; SANTANA, Gilvan da Costa. Conselho de classe no IFS: um espaço para reavaliação. Revista Expressão Científica , v. 1, 2016.
Resumo: O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana, cujo objetivo principal fEoi analisar e compreender a prática dos Conselhos de Classe no IFS, a partir da concepção dos professores.O interesse por analisar esta questão surgiu por formação e atuação nas reuniões de conselhos de classe no IFS, pois percebemos a importância de refletirmos sobre a prática de conselhos de classe. Fundamentamo-nos nas ideias de Ângela Dalben (2004), uma das principais referências sobre esse assunto no Brasil e realizamos uma pesquisa de campo por meio de aplicação de um questionário aos docentes que participam e/ou participaram de reuniões dos conselhos de classe. Após a análise dos questionários, dentro de suas limitações, a pesquisa aponta a necessidade de se reavaliar a atuação do Conselho de Classe e a partir das inquietações e sugestões dos docentes, possibilitar uma mudança na atuação do Conselho de Classe na instituição.
Resumo (segunda língua): The present work is the result of a research carried out at the Federal Institute of Sergipe - Campus Itabaiana, whose main objective was to analyze and understand the practice of the Class Councils in the IFS, from the conception of the teachers. The interest to analyze this question arose by formation and acting in class council meetings at the IFS, as we realize the importance of reflecting on the practice of class councils. We are based on the ideas of Ângela Dalben (2004), one of the main references on this subject in Brazil and we conducted a field research through the application of a questionnaire to the teachers who participate and / or participated in meetings of the class councils. After analyzing the questionnaires, within its limitations, the research points out the need to reassess the performance of the Class Council and, based on the teachers' concerns and suggestions, to allow a change in the performance of the Class Council in the institution.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/710
ISSN: 2447-9209
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conselho de classe no IFS um espaço para reavaliação.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.