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dc.date.accessioned2018-12-20T19:07:56Z-
dc.date.available2018-12-20T19:07:56Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos; SILVA, Eunice Maria da; ALEXANDRE, Renata Aparecida Dias. Avaliação da aprendizagem na educação infantil concepções e práticas. In.: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 11, 2017, Aracaju, v. 10, n. 1, Anais... Aracaju: UNIT, maio. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/742-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar o processo avaliativo na educação infantil, buscando apreender nas vozes das docentes concepções de avaliação que orientam suas práticas, bem como perceber a utilização dos instrumentos de avaliação propostos para esse nível da educação básica. Tem como fundamentação teórica os estudos realizados por Ariès (2006), Kramer (2011), Hoffmann (2012), Luckesi (2005), entre outros. Sendo desenvolvida numa abordagem qualitativa, através do estudo de caso, realizado em um Centro Educacional do município de Paulo Afonso - BA, os instrumentos de coleta de dados foram a observação não participante e questionário semiestruturado. Concluiu-se que, apesar dos professores conceberem o processo avaliativo na educação infantil como acompanhamento da aprendizagem, nem sempre conseguem orientar suas práticas com base nas suas concepções, devido a questões relacionados às condições de trabalho e entraves na formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipEncontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPEpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOPpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPEDpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPaulo Afonso - BApt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectLearningen
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação infantil concepções e práticaspt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning in early childhood education conceptions and practicesen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Danise Vivian Gonçalves dos-
dc.contributor.authorSilva, Eunice Maria da-
dc.contributor.authorAlexandre, Renata Aparecida Dias-
dc.description.abstract2The purpose of this research was to analyze the evaluative process in early childhood education, trying to understand in the teachers' voices conceptions of evaluation that guide their practices, as well as perceive the use of the evaluation instruments proposed for this level of basic education. Drawing on the main authors Ariès (2006), Kramer (2011), Hoffmann (2012), Luckesi (2005), among others. Being developed in a qualitative approach, through the case study, carried out in an Educational Center of the municipality of Paulo Afonso - BA. The main instruments of data collection were nonparticipant observation and semi-structured questionnaire. It was concluded that teachers understand the evaluation process in early childhood education as an accompaniment to learning, but they are not always able to put into practice what their conceptions say, due to issues related to working conditions and teacher training.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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