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Título: Avaliação da aprendizagem na educação infantil concepções e práticas
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning in early childhood education conceptions and practices
Autor(es): Santos, Danise Vivian Gonçalves dos
Silva, Eunice Maria da
Alexandre, Renata Aparecida Dias
Palavras-chave: Educação; Aprendizagem; Educação infantil; Formação do professor; Education; Paulo Afonso - BA; Child education; Learning
Data do documento: Mai-2017
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Programa de Pós-graduação em Educação - PPED
Citação: SANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos; SILVA, Eunice Maria da; ALEXANDRE, Renata Aparecida Dias. Avaliação da aprendizagem na educação infantil concepções e práticas. In.: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10; Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 11, 2017, Aracaju, v. 10, n. 1, Anais... Aracaju: UNIT, maio. 2017.
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o processo avaliativo na educação infantil, buscando apreender nas vozes das docentes concepções de avaliação que orientam suas práticas, bem como perceber a utilização dos instrumentos de avaliação propostos para esse nível da educação básica. Tem como fundamentação teórica os estudos realizados por Ariès (2006), Kramer (2011), Hoffmann (2012), Luckesi (2005), entre outros. Sendo desenvolvida numa abordagem qualitativa, através do estudo de caso, realizado em um Centro Educacional do município de Paulo Afonso - BA, os instrumentos de coleta de dados foram a observação não participante e questionário semiestruturado. Concluiu-se que, apesar dos professores conceberem o processo avaliativo na educação infantil como acompanhamento da aprendizagem, nem sempre conseguem orientar suas práticas com base nas suas concepções, devido a questões relacionados às condições de trabalho e entraves na formação de professores.
Resumo (segunda língua): The purpose of this research was to analyze the evaluative process in early childhood education, trying to understand in the teachers' voices conceptions of evaluation that guide their practices, as well as perceive the use of the evaluation instruments proposed for this level of basic education. Drawing on the main authors Ariès (2006), Kramer (2011), Hoffmann (2012), Luckesi (2005), among others. Being developed in a qualitative approach, through the case study, carried out in an Educational Center of the municipality of Paulo Afonso - BA. The main instruments of data collection were nonparticipant observation and semi-structured questionnaire. It was concluded that teachers understand the evaluation process in early childhood education as an accompaniment to learning, but they are not always able to put into practice what their conceptions say, due to issues related to working conditions and teacher training.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/742
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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