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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/777
Título: | Metodologia CAV e o formento de trajetórias empreendedoras: o caso dos estudantes de Edificações do IFS campus Lagarto/SE |
Título(s) alternativo(s): | CAV methodology and the development of entrepreneurial trajectories: the case of IFS campus students Lagarto / SE |
Autor(es): | Reis, Danillo Viana Andrade Siqueira, Rosana Rocha |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Educação profissional; Empreendedorismo; Ensino técnico; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Education; Professional education; Technical education; Business |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | REIS, Danillo Viana Andrade; SIQUEIRA, Rosana Rocha. Metodologia CAV e o formento de trajetórias empreendedoras: o caso dos estudantes de Edificações do IFS campus Lagarto/SE. Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 2, n.1, p. 52-58, 2017 |
Resumo: | Diante das novas demandas emergentes da sociedade e do mercado de trabalho, os Institutos Federais de Educação buscam a consonância entre a formação humanística, desenvolvimento de competências profissionais e trajetórias empreendedoras que possam colaborar com o desenvolvimento regional e a gestão de bens e serviços. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo realizado em dezembro de 2017 com duas turmas do curso Técnico Subsequente em Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Lagarto. A partir do constructo teórico-prático da metodologia do Ciclo Vivencial de Aprendizagem (CAV), foi possível identificar a importância da aplicação de novas metodologias para o desenvolvimento de trajetórias empreendedoras aproveitando a vivência de cada sujeito. Desta forma, foi possível observar dissonâncias entre os objetivos profissionais dos entrevistados, as oportunidades de empreender e o contexto mercadológico atual. Revisões nas matrizes curriculares dos cursos poderiam minimizar esta situação, inserindo transversalmente temas ligados ao desenvolvimento de trajetórias empreendedoras de maneira mais clara e aplicada, divulgando oportunidades locais, além de capacitação para os docentes. |
Resumo (segunda língua): | Considering the new emerging demands of society and the labor market, the Federal Institutes of Education seek a consonance between the humanistic formation, the development of professional competences and entrepreneurial trajectories that might collaborate with the regional development and the management of goods and services. In this context, this article presents a study carried out in December 2017 with two classes of the Technical Course in Construction at IFS Lagarto Campus. From the theoretical and practical construct of Experiential Learning Cycle methodology (CAV) we were able to identify the importance of applying new methodologies for the development of entrepreneurial trajectories taking using the experience from each individual. In this way, it was possible to observe a misalignment between the interviewees’ objectives, entrepreneurial opportunities and the current market context. Reviewing courses’ programs could minimize this situation, inserting themes related to the development of entrepreneurial trajectories in a clearer and more applied way, publicizing local opportunities, as well as training for teachers |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/777 |
ISSN: | 2526-6691 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações |
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