Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/791
Título: | Desenvolvimento do raciocínio lógico a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis em uma turma do 9º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Development of logical reasoning from the use of manipulative didactic material in a 9th grade elementary school class. |
Autor(es): | Oliveira, Elisânia Santana de Santos, Anny Akácia de Jesus Jesus, Weverton Santos de |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Laboratório de Matemática; Ensino fundamental; Ensino-aprendizagem; Jogo didático; Education; Didactic game; Mathematics laboratory |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Instituto Federal de Alagoas - IFAL |
Citação: | OLIVEIRA, Elisânia Santana de; SANTOS, Anny Akácia de Jesus; JESUS, Weverton Santos de. Desenvolvimento do raciocínio lógico a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. In: CONNEPI - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11, 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas - IFAL, 2016. |
Resumo: | As últimas avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil, têm apontado índice insatisfatório na aprendizagem matemática na maioria das escolas do país. Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de oficinas de matemática a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis em uma turma do 9º ano do ensino fundamental” do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Tecnológica - PIBEX, o qual tem por proposta desenvolver oficinas de matemática em uma turma do 9º ano da Escola Municipal Elizeu de Oliveira (EMEO), situada em Itabaiana, utilizando os materiais didáticos manipuláveis produzidos no projeto de pesquisa “Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): um ambiente para a aprendizagem da matemática a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis” aprovado pelo programa PIBIC JR. (Edital 7/2014/PROPEX/IFS). A supracitada escola também apresentou índice insatisfatório nas últimas avaliações feitas pelo MEC. Dessa forma, buscamos aproveitar os materiais didáticos produzidos pelo projeto de pesquisa para desenvolver atividades experimentais com a turma em questão, contribuindo assim para o raciocínio lógico e científico, imprescindível para a formação do conhecimento discente e como mecanismo de aquisição de saberes para melhorar o desempenho nos indicadores nacionais. Portanto, a proposta desta comunicação é apresentar parte dos dados do projeto “Desenvolvimento de oficinas de matemática a partir do uso de materiais didáticos manipuláveis em uma turma do 9º ano do ensino fundamental” com base na análise de resultados obtidos a partir do desenvolvimento da oficina “Desafios Lógicos” que visava, por meio de jogos matemáticos e desafios lógicos, desenvolver o senso crítico dos alunos e estimular o prazer por essa ciência. |
Resumo (segunda língua): | The latest assessments made by the Ministry of Education (MEC), through the Basic Education Development Index (IDEB) and Proof of Brazil, have shown unsatisfactory rate in mathematics learning in most schools in the country. This article is an excerpt of the research project "Math workshops Development from the use of manipulatives teaching materials in a class of 9th grade of elementary school" of the Institutional Program of Technological Extension Bags - PIBEX, which has a proposal to develop math workshops in a class of 9th grade of the School Elizeu de Oliveira (EMEO), located in Itabaiana, using manipulatives teaching materials produced in the research project "mathematics Teaching Laboratory (LEM): an environment for learning mathematics from the use of manipulatives teaching materials "approved by PIBIC JR program. (Notice 7/2014 / PROPEX / IFS). The aforementioned school also showed unsatisfactory index in recent assessments made by MEC. Thus, we seek to take advantage of the teaching materials produced by the research project to develop experimental activities with the class in question, thus contributing to the logical and scientific reasoning, essential for the formation of students' knowledge and how knowledge acquisition mechanism to improve performance the national indicators. Therefore, the purpose of this communication is to present part of project data "Math workshops Development from the use of manipulatives teaching materials in a class of 9th grade of elementary school" based on the analysis of results from the workshop development "logical challenges" aimed, through mathematical games and logical challenges, develop critical thinking of students and stimulate pleasure by this science. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/791 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento do raciocinio logico a partir do uso de materiais didaticos manipulaveis em uma turma.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.