Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-03-15T14:51:46Z-
dc.date.available2019-03-15T14:51:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Claudia de Medeiros [et. al]. Ler, contar e encantar. In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/793-
dc.description.abstractEste artigo se propõe a apresentar os resultados do projeto Ler, contar e encantar, desenvolvido com crianças carentes da instituição Lar de Zizi, cuja proposta inicial propunha o favorecimento de experiências diversas a partir do mundo da leitura. O público alvo foi definido entre crianças de quatro e cinco anos, em fase de alfabetização, cuja fase predomina a inteligência simbólica ou pré-operatória. O projeto foi desenvolvido através de oficinas, nas quais a literatura e a arte estiveram imbricados. A proposta lúdica de leitura e contação de histórias, descritas no próprio título da proposta, investiu no encantamento, na imaginação, no potencial criativo presente em todo ser humano, que se sabe, corpo, mente e emoção. Esta proposta de incentivo à leitura considerou, ainda, o índice de leitura dos estudantes brasileiros, que segundo o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) no ano de 2012 ocupou o distante quinquaségimo quinto lugar no ranking mundial de leitura, abaixo, inclusive, de outros países sul-americanos como Chile e Uruguai. A importância do projeto alicerçou-se na missão, visão e princípios da justiça social e cidadania dos institutos federais. As ações desenvolvidas possibilitaram o fomento e fortalecimento dos hábitos de leitura e contação de histórias, além de favorecer trocas de conhecimentos e experiências. O objetivo central traçado buscou o incentivo à leitura, utilizando diferentes linguagens expressivas e comunicativas, com vistas à promoção do desenvolvimento integral e da valorização do potencial criativo da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Alagoas - IFALpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectStorytellingen
dc.titleLer, contar e encantarpt_BR
dc.title.alternativeRead, tell and delighten
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorLima, Claudia de Medeiros-
dc.contributor.authorLima, Márcio Santos-
dc.contributor.authorSantos, Jailson Vinícius da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Sharlene dos Santos Teles-
dc.description.abstract2This article aims to present the results of the project Read, count and delight, developed with children in need of Home Zizi institution whose initial proposal proposed favoring different experiences from the world of reading. The target audience was defined among children aged four and five years, literacy phase, which phase dominates the symbolic intelligence or preoperative. The project was developed through workshops, in which literature and art were intertwined. The playful proposal of reading and storytelling, described in the very title of the proposal, invested in the enchantment, the imagination, the creative potential present in every human being, you know, body, mind and emotion. The proposal to encourage reading considered also the reading index of Brazilian students, which the PISA (Programme for International Student Assessment) in 2012 occupied the far quinquaségimo fifth in the world ranking reading below including, other south American countries such as Chile and Uruguay. The importance of its foundations up project in the mission, vision and principles of social justice and citizenship of federal institutions. The actions developed enabled the development and strengthening reading habits and storytelling, and promote exchanges of knowledge and experience. The main objective outlined sought to encourage reading, using different expressive and communicative languages, with a view to promoting the integral development and development of the child's creative potential.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ler contar e encantar.pdf852,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.