Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/810
Título: | A formação docente: a efetividade educacional em cursos de PROEJA |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training: the educational effectiveness in PROEJA courses La formación docente: la efectividad educativa en cursos de PROEJA |
Autor(es): | Padrão, Mônica Lanza Barros, Irany Gomes Souza, Clecia Cristina da Silva |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; PROEJA; Evasão escolar; Formação do professor; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Educação profissional; Education; Public institution; Evasion; Teacher training |
Data do documento: | Set-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) |
Citação: | PADRÃO, Mônica Lanza; BARROS, Irany Gomes; SOUZA, Clecia Cristina da Silva. A formação docente: a efetividade educacional em cursos de PROEJA. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 10, São Cristovão. 2016. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 10, n. 01, p.1-13, set., 2016 |
Resumo: | O PROEJA, considerando ser este um programa de inclusão educacional, porém ainda com um alto índice de evasão escolar. Teve como objetivo geral avaliar até que ponto e em que medida a formação do docente é fator determinante para a permanência do aluno nos cursos de PROEJA, e até que ponto os docentes levam em conta o desnivelamento e os saberes trazidos pelos mesmos. Caracterizou-se no desenho de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou análise de discurso de entrevistas com docentes e discentes dos cursos de PROEJA do IFS – Campus Lagarto, município da região centro-sul do Estado de Sergipe. Foram considerados para análise os dados relativos ao período compreendido entre os anos de 2008 a 2013. |
Resumo (segunda língua): | El Proeja, ya que la considera un programa de inclusión educativa, pero aún con un altos índices de deserción. El objetivo fue evaluar en qué medida y en qué medida la formación de la enseñanza es un factor decisivo para la permanencia de los estudiantes en cursos Proeja, y en qué medida los maestros tienen en cuenta los desniveles y los conocimientos presentados por ellos. Caracterizado por el diseño de un estudio de caso cualitativo utilizado el análisis del discurso cualitativa y cuantitativa de entrevistas con profesores y estudiantes de los cursos de IFS Proeja - Campus lagarto, distrito de la región centro-sur del estado de Sergipe. Se consideraron para el análisis de los datos para el período comprendido entre los años 2008-2013. Palabras clave: Proeja. La evasión. Formación de Maestros. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/810 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_formacao_docente_a_efetividade_educacional_em_cursos_de_proeja_Padrao_Monica.pdf | 267,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.