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dc.date.accessioned2019-04-12T12:39:15Z-
dc.date.available2019-04-12T12:39:15Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Artemis Barreto de; OLIVEIRA, Valdício Almeida de. Políticas públicas para a educação profissional no Brasil: uma análise etnográfica sobre a gestão do Pronatec / Bolsa-formação (2011-2016). In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 12, São Cristovão. 2018. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 12, n. 01, p.1-19, set., 2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/814-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise sobre a gestão do Pronatec, no âmbito da Bolsa-Formação. O objetivo geral da pesquisa foi identificar, estudar e analisar as principais relações estabelecidas entre Estado, Política e Sociedade para definir as estratégias governamentais para a concepção e a gestão da Bolsa-Formação. Metodologicamente, optou-se pelo método etnográfico, tendo como universo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), e instrumentos de pesquisa e análise: a pesquisa bibliográfica e documental – livros, revistas científicas, documentos jurídicos e publicações institucionais que regimentam a Bolsa-Formação. Preliminarmente, estes foram os resultados: a Bolsa-Formação foi concebida em um momento de crises política e socioeconômica; a principal finalidade da Bolsa-Formação era fomentar a formação de mão de obra especializada para reduzir o desemprego e movimentar a economia por meio da Educação Profissional; e a implantação e execução do Programa se deu por técnicos-políticos e técnicos-militantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipColóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectSocietyen
dc.titlePolíticas públicas para a educação profissional no Brasil: uma análise etnográfica sobre a gestão do Pronatec / Bolsa-formação (2011-2016)pt_BR
dc.title.alternativePublic policies for professional education in Brazil: an ethnographic analysis on the management of Pronatec / Bolsa-formación (2011-2016)en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Artemis Barreto de-
dc.contributor.authorOliveira, Valdício Almeida de-
dc.description.abstract2This work presents an analysis about the management of Pronatec, within the scope of the Bolsa-Formação. The general objective of the research was to identify, studying and analyzing the main relations established between State, Politics and Society to define the governmental strategies for the design and management of the Bolsa-Formação. Methodologically, the ethnographic method was chosen, having as a universe the Secretariat of Professional and Technological Education of the Ministry of Education (Setec/MEC), and instruments of research and analysis: bibliographic and documentary research – books, scientific journals, institutional publications that govern the Bolsa-Formação. Preliminarily, these were the results: Bolsa-Formação was conceived at a time of political and socioeconomic crises; the main purpose of Bolsa-Formação was to foster the training of skilled labor to reduce unemployment and to move the economy through Professional Education; and the implantation and execution of the Program was given by political technicians and militant technicians.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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