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Título: Políticas públicas para a educação profissional no Brasil: uma análise etnográfica sobre a gestão do Pronatec / Bolsa-formação (2011-2016)
Título(s) alternativo(s): Public policies for professional education in Brazil: an ethnographic analysis on the management of Pronatec / Bolsa-formación (2011-2016)
Autor(es): Carvalho, Artemis Barreto de
Oliveira, Valdício Almeida de
Palavras-chave: Educação; Pronatec; Política pública; Educação profissional; Sociedade; Education; Public policy; Professional education; Society
Data do documento: Set-2018
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)
Citação: CARVALHO, Artemis Barreto de; OLIVEIRA, Valdício Almeida de. Políticas públicas para a educação profissional no Brasil: uma análise etnográfica sobre a gestão do Pronatec / Bolsa-formação (2011-2016). In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 12, São Cristovão. 2018. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 12, n. 01, p.1-19, set., 2018
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a gestão do Pronatec, no âmbito da Bolsa-Formação. O objetivo geral da pesquisa foi identificar, estudar e analisar as principais relações estabelecidas entre Estado, Política e Sociedade para definir as estratégias governamentais para a concepção e a gestão da Bolsa-Formação. Metodologicamente, optou-se pelo método etnográfico, tendo como universo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), e instrumentos de pesquisa e análise: a pesquisa bibliográfica e documental – livros, revistas científicas, documentos jurídicos e publicações institucionais que regimentam a Bolsa-Formação. Preliminarmente, estes foram os resultados: a Bolsa-Formação foi concebida em um momento de crises política e socioeconômica; a principal finalidade da Bolsa-Formação era fomentar a formação de mão de obra especializada para reduzir o desemprego e movimentar a economia por meio da Educação Profissional; e a implantação e execução do Programa se deu por técnicos-políticos e técnicos-militantes.
Resumo (segunda língua): This work presents an analysis about the management of Pronatec, within the scope of the Bolsa-Formação. The general objective of the research was to identify, studying and analyzing the main relations established between State, Politics and Society to define the governmental strategies for the design and management of the Bolsa-Formação. Methodologically, the ethnographic method was chosen, having as a universe the Secretariat of Professional and Technological Education of the Ministry of Education (Setec/MEC), and instruments of research and analysis: bibliographic and documentary research – books, scientific journals, institutional publications that govern the Bolsa-Formação. Preliminarily, these were the results: Bolsa-Formação was conceived at a time of political and socioeconomic crises; the main purpose of Bolsa-Formação was to foster the training of skilled labor to reduce unemployment and to move the economy through Professional Education; and the implantation and execution of the Program was given by political technicians and militant technicians.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/814
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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