Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/825
Título: Um modelo de autoavaliacao do ensino profissionalizante de nivel medio derivado do Sinaes utilizando estatística descritiva e inferência
Título(s) alternativo(s): A self-evaluation model of Sinaes secondary level vocational education using descriptive statistics and inference
Autor(es): Jesus, Danilo José Santos de
Santos, Thiago dos
Melo, José Damião de
Oliveira, Leopoldo Ramos de
Palavras-chave: Educação; Estatística; Ensino técnico; Autoavaliação institucional; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Education; Statistic; Public institution; Institutional self-evaluation; Technical education
Data do documento: Dez-2016
Editor: Instituto Federal de Alagoas - IFAL
Citação: JESUS, Danilo José Santos de [et al]. Um modelo de autoavaliacao do ensino profissionalizante de nivel medio derivado do Sinaes utilizando estatística descritiva e inferência. In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2016.
Resumo: A Autoavaliação institucional é uma questão atual e de grande relevância no contexto da educação superior do Brasil. No entanto, o ensino técnico não dispõe de mecanismos para realizar sua autoavaliação. Esta pesquisa objetiva postular uma metodologia para a implementação do processo de autoavaliação no ensino técnico do instituto Federal de Sergipe (IFS) visando ajudar os gestores a conhecer os pontos fortes e fragilidades da Instituição. Neste sentido, foram construídos instrumentos de avaliação (questionários) e respondidos pela comunidade acadêmica com o objetivo de obter dados que mostrem os anseios da mesma. Por isto, foi necessário o desenvolvimento de métodos e técnicas para que os dados obtidos reflitam a realidade daInstituição de Ensino. Neste contexto, a Estatística apresentou-se imprescindível, desde a criação de instrumentos de autoavaliação (questionários a serem aplicados para os discentes) , até a utilização de técnicas de coleta de dados, organização, análisee interpretação, vislumbrando contribuir para a melhoria contínua do ensino nos mais variados aspectos. Desta forma, o presente projeto buscou apresentar um modelo de apoio a gestão e também oferecer uma contribuição para a ampliação do processo avaliativo, derivado do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que será estendido ao ensino técnico sendo, portanto, uma possibilidade de inovação para o IFS no cenário nacional.
Resumo (segunda língua): Institutional Self-evaluation is a current issue and of great relevance in the context of higher education in Brazil.However, technical education does not have mechanisms to carry out their self-assessment. This research aims to posit a methodology for the implementation of the self-assessment process in the technical education of the Instituto Federal de Sergipe (IFS),seeking help managers to know the strengths and weaknesses of the institution. In this sense, assessment tools were built (questionnaires) and answered by the academic community in order to obtain data showing the desires of it. Therefore, the developmentof methods and techniques so that the data reflect the reality of the education institution was needed. In this context, the statistics presented is essential, since the creation of self-assessment tools (questionnaires to be applied to the students) to the use of data collection techniques, organization, analysis and interpretation, glimpsing to contribute to the continuous improvement of education in various ways. Thus, this project sought to present a model of support for management and also provide a contribution to the expansion of the evaluation process, derived from SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), which will be extended to technical education It is, therefore, a possibility of innovation to the IFS on the national scene.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/825
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de autoavaliacao do ensino profissionalizante de nivel medio derivado do Sinaes (1).pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.