Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-04-24T17:45:48Z-
dc.date.available2019-04-24T17:45:48Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationSILVA, Taiara de Lima [et al]. As representações sociais construídas pelos discentes sobre a aprendizagem de qualidade nos cursos de licenciatura da UEFS. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 12, Curitiba. 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/830-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta relatos finais de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU), cujo objetivo geral é compreender as Representações Sociais construídas pelos discentes sobre a aprendizagem de qualidade nos cursos de licenciatura da UEFS. As diversas concepções de aprendizagem serão discutidas neste trabalho, a fim de buscar perceber quais destas concepções os estudantes elegem como aquela capaz de possibilitar uma aprendizagem de qualidade, discutindo a partir da concepção dos autores (POZO, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON). A investigação pautou-se na abordagem qualitativa, Segundo Ludke e André (1986), a pesquisa qualitativa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, essa pesquisa enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. Sendo que a coleta e produção de dados foram procedidas através de entrevista semi-estruturada e contou com a contribuição de 24 estudantes dos cursos das licenciaturas da UEFS que, voluntariamente, aceitaram participar da pesquisa. Para análise de dados coletados e produzidos foi utilizada a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001) e a análise de conteúdo, baseada nos escritos de Bardin (1977). A cultura da aprendizagem, seja ela percebida pelas RS ou pelas concepções implícitas de aprendizagem, está vivamente percebida nas falas dos estudantes entrevistados. Mesmo que muitas vezes haja contradições no que estes concebem como uma boa prática de aula. A partir da análise dos dados coletados e categorizados, ficaram evidentes que os estudantes representam a aprendizagem de qualidade nos cursos de licenciatura da UEFS como proveniente da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, como também os sujeitos pesquisados percebem a importância que o professor exerce nesta aprendizagem de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Nacional de Educação - EDUCEREpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticen
dc.titleAs representações sociais construídas pelos discentes sobre a aprendizagem de qualidade nos cursos de licenciatura da UEFSpt_BR
dc.title.alternativeThe social representations built by the students on quality learning in the UEFS undergraduate coursesen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taiara de Lima-
dc.contributor.authorMelo, André Luís Canuto Duarte-
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Fernanda França-
dc.contributor.authorMelo, Ferdinando Santos de-
dc.description.abstract2The present paper presents final reports of a research developed in the Center for Studies and Research on University Pedagogy (NEPPU), whose general objective is to understand the Social Representations built by the students on quality learning in the UEFS degree courses. The different conceptions of learning will be discussed in this work, in order to seek to understand which of these conceptions the students choose as the one capable of enabling a quality learning, discussing from the authors' conception (POZO, PIAGET, VYGOTSKY, WALLON). According to Ludke and André (1986), the qualitative research involves the obtaining of descriptive data, obtained in the direct contact of the researcher with the studied situation, this research emphasizes the process more than the product and is concerned with portraying the participants' perspective. Since the data collection and production were carried out through a semi-structured interview and counted on the contribution of 24 students from the UEFS undergraduate courses who voluntarily accepted to participate in the research. For the analysis of data collected and produced, the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001) and the content analysis, based on the writings of Bardin (1977), were used. The culture of learning, whether perceived by RS or by implicit conceptions of learning, is strongly perceived in the speeches of the students interviewed. Even though there are often contradictions in what they conceive as good classroom practice. From the analysis of the data collected and categorized, it was evident that the students represent the quality learning in the degree courses of the UEFS as a result of the articulation between teaching, research and extension, as well as the researched subjects perceive the importance that the teacher exercises in this learning process.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As representacoes sociais construidas pelos discentes sobre a aprendizagem de qualidade nos cursos.pdf371,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.