Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/832
Título: A utilização das tecnologias da informação e da comunicação pelos estudantes do segundo grau das escolas sergipanas: um survey entre os alunos do ensino médio público e particular
Título(s) alternativo(s): A application of the data and the communication by the students of egyptians of general schools in the schools sergipanas: a survey among public and private high school students
Autor(es): Melo, André Luís Canuto Duarte
Correia, Fernando Barbosa Oliveira
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Tecnologia da informação; Inclusão digital; Aprendizagem; Ensino médio; Mapeamento; Acesso a informação; Information technology; Education; Learning; Digital inclusion; Access to information; Mapping
Data do documento: Set-2014
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) /
Citação: MELO, Andre Luis Canuto Duarte; CORREIA, Fernando Barbosa Oliveira. A utilização das tecnologias da informação e da comunicação pelos estudantes do segundo grau das escolas sergipanas: um survey entre os alunos do ensino médio público e particular. In.: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 8, São Cristovão. 2014. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 8, n. 01, p.1-9, set., 2014
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em três escolas da cidade Sergipana de Aracaju. O objetivo de tal investigação foi o mapeamento do uso das diferentes tecnologias modernas de comunicação pelos discentes das referidas instituições e a sua relação com o tipo de escola (pública/particular) e com a faixa etária dos mesmos. Foram consultadas noventa e sete pessoas (uma turma/série por escola) e os resultados mostraram que os estudantes dos colégios particulares, por terem maior poder aquisitivo, têm acesso as tecnologias mais modernas, mantendo-se em grande vantagem sobre os seus pares das escolas públicas estaduais – visto ser pelos meios digitais de comunicação que a transmissão e o acesso à informação são rápidos e eficientes.
Resumo (segunda língua): This work is the result of a survey conducted in three schools in the city of Aracaju Sergipe. The purpose of this research was to map the use of different modern communication technologies by students of these institutions and their relationship with the type of (public /private) school and the age of them. Ninety-seven peoples (one class/series by school) were consulted and the results showed that students in private schools, because they have greater purchasing power, have access to the most modern technologies, keeping a large advantage over their peers from public schools - seen what is the digital media where the transmission and access to information are fast and efficient.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/832
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.