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Título: Racionalidade, Educação e Gestão Ambiental
Título(s) alternativo(s): Rationality, Environmental Education and Management
Autor(es): Tomazzeti, Elisete Medianeira
Silveira, Paulo Roberto
Dalmora, Eliane
Tomazzeti, Cleonice Medianeira
Palavras-chave: Educação; Gestão ambiental; Sociedade; Educação ambiental; Racionalidade; Management; Education; Rationality; Society; Environmental education
Data do documento: Dez-1998
Editor: Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Regional – CEPEDER
Citação: TOMAZZETI, Elisete Medianeira et. al. Racionalidade, Educação e Gestão Ambiental. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 2, p.45-69, dez., 1998
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre a educação e a gestão ambiental. Parte-se do entendimento que o fundamento da problemática ambiental na sociedade contemporânea consiste numa racionalidade técnico-instrumental que permeia as ações dos agentes sociais. Argumenta-se que tal racionalidade, funcional ao sistema capitalista, trata a natureza como recurso que deve ser explorado em razão da valorização da capital. Desta forma, analisa-se os programas de educação ambiental, demostrando sua insuficiência para modificar tal racionalidade, pois remetem os problemas ambientais ao âmbito individual e não contemplam sua complexidade. Busca-se demostrar que a gestão ambiental exige a consideração da natureza como patrimônio público e, como tal, objeto de decisões-ações definidas em espaço público. Tal procedimento visa constituir novas formas de agir e o comprometimento do público envolvido na gestão dos espaços habitados, considerados em sua multidimensionalidade.
Resumo (segunda língua): This article proposes a reflection on education and environmental management. It is based on the understanding that the foundation of the environmental problem in contemporary society consists of a technical-instrumental rationality that permeates the actions of the social agents. It is argued that such rationality, functional to the capitalist system, treats nature as a resource that must be exploited because of the valorization of the capital. In this way, the environmental education programs are analyzed, demonstrating their insufficiency to modify such rationality, since they refer environmental problems to the individual scope and do not contemplate their complexity. It seeks to demonstrate that environmental management requires the consideration of nature as public patrimony and, as such, the object of decisions-actions defined in public space. This procedure aims to constitute new forms of action and the commitment of the public involved in the management of inhabited spaces, considered in their multidimensionality.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/842
ISSN: 1982-6745
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

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