Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/881
Título: | Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of disciplinary power trademarks in the IFS youth school youth |
Autor(es): | Nascimento, Ana Paula Leite Cruz, Maria Helena Santana |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Sistema disciplinar; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Education; Disciplinary system; Public institution |
Data do documento: | Jun-2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) |
Citação: | NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v.14, n. 28, p.173-196, abr./jun. 2018. |
Resumo: | O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade. |
Resumo (segunda língua): | The study analyzed the marks of disciplinary power in the daily school life of youths, highlighting the investments in the construction of "docile" bodies in the context of IFS. We emphasize the theoretical foundations of disciplinary power and its investments in the construction of "docile" bodies; and, we problematize the school rules and the disciplinary system of the IFS, bringing to the fore data of the documentary analysis of the Regulation of the Educational Organization of the IFS, and of the socioeconomic reality of the students, in order to problematize the control and the disciplinary regulation. It was characterized as a qualitative research and the dialectical historical materialism as method pervaded the study. We identify that the school invests in the production of homogenous subjects and of "docile" bodies, and, for this reason, does not accept and punish through disciplinary power those who present corporalities and identities that contradict the homogenizing logic and the imposed logic of docility -utility. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/881 |
ISSN: | 2178-2679 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS.pdf | 236,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.