Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/881
Título: Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS
Título(s) alternativo(s): An analysis of disciplinary power trademarks in the IFS youth school youth
Autor(es): Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Sistema disciplinar; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Education; Disciplinary system; Public institution
Data do documento: Jun-2018
Editor: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd)
Citação: NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v.14, n. 28, p.173-196, abr./jun. 2018.
Resumo: O estudo analisou as marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes, evidenciando os investimentos na construção de corpos “dóceis” no contexto do IFS. Enfatizamos os fundamentos teóricos do poder disciplinar e seus investimentos na construção de corpos “dóceis”; e, problematizamos os regramentos escolares e o sistema disciplinar do IFS, trazendo à tona dados da análise documental do Regulamento da Organização Didática do IFS, e, da realidade socioeconômica dos/as estudantes, a fim de problematizarmos o controle e a regulação disciplinar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e o materialismo histórico dialético enquanto método perpassou o estudo. Identificamos que a escola investe na produção de sujeitos homogêneos e de corpos “dóceis”, e, em razão disso não acolhe e pune por meio do poder disciplinar aqueles/as que apresentam corporalidades e identidades que contrariam a lógica homogeneizante e a lógica imposta de docilidade-utilidade.
Resumo (segunda língua): The study analyzed the marks of disciplinary power in the daily school life of youths, highlighting the investments in the construction of "docile" bodies in the context of IFS. We emphasize the theoretical foundations of disciplinary power and its investments in the construction of "docile" bodies; and, we problematize the school rules and the disciplinary system of the IFS, bringing to the fore data of the documentary analysis of the Regulation of the Educational Organization of the IFS, and of the socioeconomic reality of the students, in order to problematize the control and the disciplinary regulation. It was characterized as a qualitative research and the dialectical historical materialism as method pervaded the study. We identify that the school invests in the production of homogenous subjects and of "docile" bodies, and, for this reason, does not accept and punish through disciplinary power those who present corporalities and identities that contradict the homogenizing logic and the imposed logic of docility -utility.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/881
ISSN: 2178-2679
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise das marcas do poder disciplinar no cotidiano escolar das juventudes do IFS.pdf236,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.