Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/886
Título: Notas sobre a relação escola e juventudes: as culturas juvenis em cena
Título(s) alternativo(s): Notes on the relationship between school and youth: youth cultures on the scene
Autor(es): Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Palavras-chave: Educação; Cultura escolar; Juventude; Escola; Education; Youth; Culture
Data do documento: Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Departamento de História
Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET
Citação: NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Notas sobre a relação escola e juventudes: as culturas juvenis em cena. Cadernos do Tempo Presente, São Cristóvão, n. 23, p. 45-56, mar./abr. 2016
Resumo: O artigo se propõe a realizar uma reflexão sobre escola e juventudes, objetivando trazer para a arena da discussão os desafios do diálogo entre os sujeitos escolares, dada as contradições e tensões cotidianas enquanto características preponderantes na relação escola e juventudes. Também apresenta a intencionalidade de contribuir com referenciais teóricos para o entendimento das manifestações e estilos de vida das juventudes na perspectiva de demarcar as possibilidades de enfrentamento da invisibilidade das culturas juvenis na escola. Nesse sentido, realizamos inicialmente uma abordagem sobre a relação entre escola e juventudes. Em seguida, registramos o marco teórico preliminar que orientou o presente estudo. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. Destacou-se como predominante a natureza qualitativa da pesquisa. O estudo foi norteado pelo método histórico dialético.
Resumo (segunda língua): The article proposes to reflect on school and youth, aiming to bring to the arena of discussion the challenges of dialogue among school subjects, given the contradictions and daily tensions as preponderant characteristics in the relation school and youth. It also presents the intentionality of contributing with theoretical references for the understanding of the manifestations and lifestyles of the youths in the perspective of demarcating the possibilities of facing the invisibility of the youth cultures in the school. In this sense, we initially conducted an approach on the relationship between school and youth. We then record the preliminary theoretical framework that guided the present study. The work was characterized as a bibliographical research. The qualitative nature of the research was predominant. The study was guided by the dialectical historical method.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/886
ISSN: 2179-2143
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Notas sobre a relacao escola e juventudes as culturas juvenis em cena.pdf313,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.