Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/899
Título: | Patriarcado, gênero, papéis sociais sexuados e identidades: em foco as relações sociais e os processos educativos que atravessam o cotidiano |
Título(s) alternativo(s): | Patriarchy, gender, gendered social roles and identities: in focus the social relations and the educational processes that cross the quotidian |
Autor(es): | Nascimento, Ana Paula Leite Cruz, Maria Helena Santana |
Palavras-chave: | Educação; Política social; Gênero; Identidade social; Patriarcado; História da educação; Social policy; Education; Identity; Genre; History of education |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Criação |
Citação: | NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Patriarcado, gênero, papéis sociais sexuados e identidades: em foco as relações sociais e os processos educativos que atravessam o cotidiano. In. NASCIMENTO, Ana Paula Leite, SILVA, Everton Melo da (Org.).Estudos e Abordagens em Serviço Social & Educação. Aracaju: Criação, p 219-245, 2017. |
Resumo: | Neste artigo nos propomos a discutir as conexões entre patriarcado, gênero, papéis sociais sexuados e identidades, e, a partir destas intersecções colocar em foco as relações sociais, os processos educativos e as práticas sociais e políticas que atravessam o cotidiano no intuito de refletir sobre as construções sociais de gênero e as relações de gênero. Inicialmente traremos apontamentos do patriarcado e gênero, abordando as relações sociais mediadas por processos educativos e a divisão de trabalho entre os sexos. Em seguida, registraremos elementos da emergência e fundamentos do conceito de gênero, enfatizando as construções sociais de gênero e as relações de gênero que perpassam a vida cotidiana. Por fim, demarcaremos o gênero como constituinte das identidades dos sujeitos, trazendo ponderações a respeito dos papéis sociais sexuados e das relações de gênero transversais ao debate que ganha centralidade neste estudo. |
Resumo (segunda língua): | In this article, we propose to discuss the connections between patriarchy, gender, gendered social roles and identities, and from these intersections to focus on social relations, educational processes and social and political practices that cross daily life in order to reflect on social constructions of gender and gender relations. Initially we will bring notes of patriarchy and gender, addressing the social relations mediated by educational processes and the division of labor between the sexes. Next, we will record elements of the emergence and foundations of the concept of gender, emphasizing the social constructions of gender and the gender relations that pervade daily life. Finally, we will demarcate the gender as constituent of the identities of the subjects, bringing ponderings about the sexual social roles and the gender relations transversal to the debate that gains centrality in this study. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/899 |
ISBN: | 9788584131761 |
Aparece nas coleções: | Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudos e abordagens em Serviço Social e Educação.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.