Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Marcus Alexandre Noronha de-
dc.date.accessioned2019-07-26T17:25:12Z-
dc.date.available2019-07-26T17:25:12Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationPAES, Jéssica Soares dos Santos. Verificação analítica e numérica com uso dos elementos finitos dos efeitos de segunda ordem em pilares de pontes ferroviárias. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Estância, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/923-
dc.description.abstractDesde os tempos remotos têm-se a necessidade de transportar bens e pessoas, e as pontes possuem essa função de ligar territórios e desde então seu uso tornou-se indispensável. Isso levou a dependência do uso das pontes para vencer vãos que com a tecnologia dos materiais, empregadas na fabricação do concreto e do aço, maior acesso a aditivos e exigências mínimas de resistência das NBR’s, além da profundidade dos vales onde estão sobrepostas é necessário pilares com elevada altura, e essa altura acentuada faz com que os pilares tenham elevada esbeltez. Quando um elemento estrutural é muito esbelto as ações a este aplicadas tornam-se mais consideráveis. Por isso é necessário fazer análise de estabilidade, verificando efeitos de segunda ordem, que é análise feita com a estrutura deformada. A proposta da pesquisa é fazer análise de efeitos de segunda ordem apresentando um estudo de caso em pilares de duas pontes ferroviárias, usando o método analítico, pelo processo P-Delta, e a modelagem usando um software de análise em elementos finitos, o Sap2000 v.14, e fazer uma comparação dos dois métodos, além da análise com uso do coeficiente 𝛾𝑧 e comparação do pilar com seção vazada e maciça. Usar pilares com seção vazada além de diminuir o peso próprio, reduz o acréscimo de momento de segunda ordem, onde num dos casos com a seção maciça houve um aumento de 54% em relação a seção vazada e a modelagem apresentou maiores deformações e momentos de segunda ordem valores que o processo P-Delta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Estânciapt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPontept_BR
dc.subjectEstabilidadept_BR
dc.subjectDeformaçãopt_BR
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectDeformationen
dc.subjectStabilityen
dc.subjectBridgeen
dc.titleVerificação analítica e numérica com uso dos elementos finitos dos efeitos de segunda ordem em pilares de pontes ferroviáriaspt_BR
dc.title.alternativeAnalytical and numerical verification using the finite elements of second order effects on railway bridge pillarsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorPaes, Jéssica Soares dos Santos-
dc.description.abstract2Since ancient times there has been a need to transport goods and people, and the bridges have this function of connecting territories and since then their use has become indispensable. This led to the dependence of the use of bridges to overcome spans that with the technology of materials, used in the manufacture of concrete and steel, greater access to additives and minimum requirements of resistance of NBRs, besides the depth of the valleys where they are overlapped pillars with high height, and this accentuated height makes the pillars have high slenderness. When a structural element is very slender the actions applied to it become more considerable. Therefore it is necessary to make stability analysis, verifying second order effects, which is analysis done with the deformed structure. The purpose of the research is to perform second-order effects analysis by presenting a case study on the pillars of two railway bridges, using the analytical method, by the P-Delta process, and modeling using finite element analysis software, Sap2000 v .14, and to make a comparison of the two methods, in addition to the analysis using the coefficient γz and comparison of the abutment with a massive and cast section. Using columns with a cast section in addition to reducing their own weight reduces the increase of second order moment, where in one of the cases with the massive section there was an increase of 54% in relation to the cast section and the modeling presented bigger deformations and moments of second order values than the P-Delta process.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Soares dos Santos Paes.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.