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dc.contributor.advisorSilva, Vanessa Gentil de Oliveira Almeida-
dc.date.accessioned2019-07-29T18:10:26Z-
dc.date.available2019-07-29T18:10:26Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, José Nilton Soares. Desenvolvimento de concreto leve de argila expandida modificado com resíduo de borracha de pneu. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Educação, Estância, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/925-
dc.description.abstractO concreto leve tem como principal característica a baixa densidade em relação ao concreto convencional, devido a incorporação de materiais leves como a argila expandida. Nessa pesquisa foi incorporado resíduo de borracha de pneu que apresenta baixa massa específica com o fim de reaproveita-lo como matéria-prima, reduzindo o impacto ambiental. Este trabalho tem como objetivo de estudo a aplicação de resíduo de borracha de pneus em concreto leve de argila expandida. Foi desenvolvido um programa experimental para análise desses concretos, variando o percentual de 1, 2.5 e 5% do resíduo de borracha de pneu em substituição ao agregado miúdo natural e substituindo 100% o agregado graúdo natural por argila expandida (50% de argila expandida C1506 e 50% de argila expandida C2215). Os materiais (cimento, areia, argilas expandidas e resíduo de borracha de pneu) foram caracterizados através de ensaios físicos com normas específicas. O concreto no estado endurecido foi avaliado através de ensaios mecânicos de resistência à compressão axial, módulo de elasticidade e resistência à tração por compressão diametral, além dos ensaios físicos de absorção de água e massa específica. A utilização da argila expandida e 1% de resíduo de borracha de pneu garantiram melhores resistências mecânicas, menor absorção de água e maior massa específica do que as misturas com 2,5 e 5%, chegando a valores próximos ao concreto referência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Estânciapt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectArgilapt_BR
dc.subjectResíduo de Borracha de pneupt_BR
dc.subjectClayen
dc.subjectConcreteen
dc.subjectRubber tire residueen
dc.subjectCivil engineeringen
dc.titleDesenvolvimento de concreto leve de argila expandida modificado com resíduo de borracha de pneu.pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of lightweight expanded clay concrete modified with rubber tire residueen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSantos, José Nilton Soares-
dc.description.abstract2Light concrete has as main characteristic low density compared to conventional concrete, due to the incorporation of light materials such as expanded clay. In this research was incorporated tire rubber residue that presents low specific mass in order to reuse it as raw material, reducing the environmental impact. This work aims to study the application of rubber tire residue in lightweight expanded clay concrete. An experimental program was developed to analyze these concretes, varying the percentage of 1, 2.5 and 5% of the tire rubber residue in replacement of the natural kid's aggregate and replacing 100% the natural aggregate with expanded clay (50% expanded clay C1506 and 50% expanded clay C2215). The materials (cement, sand, expanded clays and rubber tire residue) were characterized by physical tests with specific standards. The concrete in the hardened state was evaluated by mechanical tests of resistance to axial compression, modulus of elasticity and tensile strength by diametral compression, in addition to physical tests of water absorption and specific mass. The use of expanded clay and 1% of rubber tire residue ensured better mechanical strength, lower water absorption and higher specific mass than 2.5 and 5% mixtures, reaching values close to the reference concrete.en
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