Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/931
Título: Uma proposta de aula sobre energia para o ensino fundamental da EJA
Título(s) alternativo(s): An energy class proposal for elementary education in Youth and Adult Education
Autor(es): Fraga, Janiele Santos
Orientador: Ribeiro, André Neves
Palavras-chave: Física; Alfabetização; Educação de jovens e adultos - EJA; Inclusão social; Physics; Literacy; Science education; Social inclusion
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: FRAGA, Janiele Santos. Uma proposta de aula sobre energia para o ensino fundamental da EJA. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
Resumo: Alfabetização científica é a aquisição de conhecimentos científicos suficientes para que uma pessoa seja capaz de interpretar e prever fenômenos da natureza, em especial aqueles fenômenos que são mais comuns em sua realidade. Dessa forma, a educação científica é essencial para a formação do cidadão participativo, atuante e consciente nas tomadas de decisões na sua vida particular e na sociedade. Pensando nessa temática, este trabalho buscou investigar como o ensino de Física pode contribuir para essa alfabetização da forma como estabelece os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para tentar verificar essa contribuição, foi elaborada e aplicada uma aula sobre o conceito de Energia em uma turma da 5ª série do ensino fundamental, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada na zona rural de Lagarto/SE. Na EJA, a alfabetização científica exige estratégias específicas, dessa forma, a aula proposta neste trabalho é baseada nos métodos Paulo Freire e Ensinando com Analogias. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e classificada como pesquisa-ação. Através de debates realizados durante as aulas, alguns alunos deram indícios de uma mudança na forma de ver o mundo.
Resumo (segunda língua): Scientific literacy is the acquisition of sufficient scientific knowledge for a person to be able to interpret and predict phenomena of nature, especially those phenomena that are more common in their reality. In this way, scientific education is essential for the formation of a participatory, active and conscious citizen in decision-making in his private life and in society. Thinking about this theme, this work sought to investigate how the teaching of Physics can contribute to this literacy as it establishes the National Curricular Parameters (NCPs). To try to verify this contribution, a class on the concept of Energy was developed and applied in a class of the fifth grade of elementary education, of the Youth and Adult Education (EJA) modality offered in the rural area of Lagarto / SE. In EJA, scientific literacy requires specific strategies, so the lesson proposed in this paper is based on the methods Paulo Freire and Teaching with Analogies. The present research is qualitative and classified as action research. Through classroom discussions, some students gave clues to a change in how they viewed the world.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/931
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janiele Santos Fraga.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.