Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-08-22T11:59:07Z-
dc.date.available2019-08-22T11:59:07Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMORAES, José Uibson Pereira, A visão dos alunos sobre o ensino de Física: um estudo de caso. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 5, n.11 , p. 1-7, 2009pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/954-
dc.description.abstractO ensino das ciências naturais, e em especial da Física, vem sofrendo duras críticas nos últimos anos e é visto por muitos como ultrapassado e ineficiente. Em busca de mudar esta realidade, várias pesquisas vêm sendo realizadas por diversos grupos de pesquisa em várias partes do Brasil e do mundo. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado com alunos do ensino médio de duas escolas da Aracaju, uma pública e outra particular. O objetivo foi verificar a realidade do ensino de física nessas duas escolas, sob o ponto de vista dos alunos. Em seguida foi feita uma análise comparativa entre essas duas realidades, observando neste momento fatos comuns e as diferenças entre o ensino nessas escolas. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos, com perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados foram surpreendentes e servirão de base para uma proposta metodológica que auxilie, de forma significativa, o ensino de física.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Scientia Plenapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.titleA visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeStudents' view of physics education: a case studyen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, José Uibson Pereira-
dc.description.abstract2The teaching of natural sciences, and especially of physics, has undergone harsh criticism in recent years and is seen by many as outdated and inefficient. Seeking to change this reality, many studies have been conducted by various research groups in various parts of Brazil and the world. This paper presents a case study conducted with high school students from two schools in Aracaju, one public and one private. The objective was to verify the reality of the teaching of physics in these two schools from the point of view of students. Then a comparison was made between these two realities, observing facts now common and the differences between education in these schools. For this a questionnaire was applied to the students, with objective and subjective questions. The results were surprising and serve as a basis for a methodology to help, significantly, the teaching of physics.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A visão dos alunos.pdf47,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.