Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048
Título: A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemática
Título(s) alternativo(s): The theory of didactic situations as a methodology for teaching and learning scientific conceptions in science and mathematics
Autor(es): Silva, Kleyfton Soares da
Nascimento, Mayrane Carla Marques do
Freitas, Alan John Duarte de
Freitas, Johnnatan Duarte de
Fonseca, Laerte Silva da
Palavras-chave: Matemática; Efeito Mpemba; Ciências - Ensino; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Science - teaching; Teaching-learning
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM
Citação: SILVA, Kleyfton Soares da et al. A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9., n. 3, p. 25-36, 2019
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar atividades experimentais de um processo envolvendo propriedades da água, a saber: efeito Mpemba (quando a água quente, em determinadas condições, congela mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente). O experimento foi destinado às turmas de alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular, onde foram trabalhados conceitos de química, física e matemática, na tentativa de realização de um movimento interdisciplinar. As fases de ação, formulação, validação e institucionalização sugeridas pela Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2007) foram implementadas para propiciar a construção de conhecimentos científicos pelos alunos. Os resultados confirmaram a ocorrência do fenômeno estudado e, sobretudo, intensificaram a importância das aulas experimentais como ferramenta essencial no ensino de ciências e matemática.
Resumo (segunda língua): This work aimed to analyze experimental activities of a process involving water properties, namely: Mpemba effect (when hot water under certain conditions freezes faster than water at room temperature). The experiment was intended for high school students from public and private schools, where concepts of chemistry, physics and mathematics were worked in an attempt to carry out an interdisciplinary movement. The action, formulation, validation and institutionalization phases suggested by the Theory of Didactical Situations (BROUSSEAU, 2007) were implemented to provide students with the construction of scientific knowledge. The results confirmed the occurrence of the studied phenomenon and, above all, intensified the importance of experimental classes as an essential tool in science and mathematics teaching.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.