Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1099
Título: Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição
Título(s) alternativo(s): Thinking about experimentation in teaching chemistry: experiments adapted with easy-to-acquire materials
Autor(es): Pitanga, Ângelo Francklin
Santos, Bárbara Luísa Soares dos Reis
Santos, Kayanne Maria Santana
Santos, Lenalda Dias dos
Rocha, Letícia Bispo da
Lima, Lylian Maciel dos Anjos
Cunha, Suellen Janaína
Santos, Tatiane Souza
Ferreira, Wendel Menezes
Palavras-chave: Química; Eletroquímica; Oxidante; Experimento químico; Ciências - Ensino; Chemistry; Oxidizing; Science - teaching; Electroemissão; Electroemission
Data do documento: 2019
Editor: Editora do IFS - EdIFS
Citação: PITANGA, Ângelo Francklin et al. Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição [recurso eletrônico].1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019
Resumo: As investigações desenvolvidas sobre a formação de professores e a utilização de experimentos em aulas de química apontam para falas de docentes em que predominam a defesa da utilização de experimentos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, visto que, muitos alegam ser a Química uma ciência experimental. Em contrapartida, os mesmos apontam para diversos obstáculos que dificultam a inserção desse método de ensino em suas aulas, entre eles: a formação inadequada durante o processo de formação inicial; a falta de estrutura física, como a ausência de laboratórios, reagentes e materiais auxiliares; a falta de tempo para planejar e executar experimentos nas aulas; número insuficiente de horas na grade de horários, entre outros.
Resumo (segunda língua): The investigations carried out on the training of teachers and the use of experiments in chemistry classes point to speeches of teachers in which the defense of the use of experiments to facilitate the teaching-learning process, since, many claim that Chemistry is an experimental science. On the other hand, they point to several obstacles that make it difficult to insert this teaching method in your classes, among them: inadequate training during the training process initial; the lack of physical structure, like the absence of laboratories, auxiliary reagents and materials; the lack of time to plan and perform experiments in class; insufficient number of hours in timetable, among others.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1099
ISBN: 978-85-95911-08-6
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pensar a experimentação no ensino de química experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.