Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1099
Título: | Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição |
Título(s) alternativo(s): | Thinking about experimentation in teaching chemistry: experiments adapted with easy-to-acquire materials |
Autor(es): | Pitanga, Ângelo Francklin Santos, Bárbara Luísa Soares dos Reis Santos, Kayanne Maria Santana Santos, Lenalda Dias dos Rocha, Letícia Bispo da Lima, Lylian Maciel dos Anjos Cunha, Suellen Janaína Santos, Tatiane Souza Ferreira, Wendel Menezes |
Palavras-chave: | Química; Eletroquímica; Oxidante; Experimento químico; Ciências - Ensino; Chemistry; Oxidizing; Science - teaching; Electroemissão; Electroemission |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Editora do IFS - EdIFS |
Citação: | PITANGA, Ângelo Francklin et al. Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição [recurso eletrônico].1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019 |
Resumo: | As investigações desenvolvidas sobre a formação de professores e a utilização de experimentos em aulas de química apontam para falas de docentes em que predominam a defesa da utilização de experimentos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, visto que, muitos alegam ser a Química uma ciência experimental. Em contrapartida, os mesmos apontam para diversos obstáculos que dificultam a inserção desse método de ensino em suas aulas, entre eles: a formação inadequada durante o processo de formação inicial; a falta de estrutura física, como a ausência de laboratórios, reagentes e materiais auxiliares; a falta de tempo para planejar e executar experimentos nas aulas; número insuficiente de horas na grade de horários, entre outros. |
Resumo (segunda língua): | The investigations carried out on the training of teachers and the use of experiments in chemistry classes point to speeches of teachers in which the defense of the use of experiments to facilitate the teaching-learning process, since, many claim that Chemistry is an experimental science. On the other hand, they point to several obstacles that make it difficult to insert this teaching method in your classes, among them: inadequate training during the training process initial; the lack of physical structure, like the absence of laboratories, auxiliary reagents and materials; the lack of time to plan and perform experiments in class; insufficient number of hours in timetable, among others. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1099 |
ISBN: | 978-85-95911-08-6 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pensar a experimentação no ensino de química experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.