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Título: Gestão democrática na educação profissional e tecnológica: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógico
Título(s) alternativo(s): Democratic management in professional and technological education: a look at student participation in the (re) construction of the pedagogical space
Autor(es): Xavier, Carla Cristina Valois Lins
Azevedo, José Franco de
Palavras-chave: Educação; Instituição pública; Ensino técnico; Educação profissional; Gestão escolar; Education; Public institution; Professional education; Technical education; School management
Data do documento: 2019
Editor: Editora do IFS - EdIFS
Citação: XAVIER, Carla Cristina Valois Lins, AZEVEDO, José Franco de. Gestão democrática na educação profissional e tecnológica [recurso eletrônico]: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógico.1. ed. Aracaju: EdIFS, 2019
Resumo: A escola é uma importante instituição social, complexa e dinâmica, que vem ressignificando-se ao longo do contexto histórico. Porém, no escopo de uma sociedade capitalista, esta vem delineando-se como um instrumento de manutenção das desigualdades sociais, reproduzindo assim a dominação e a exploração, mediadas por relações autoritárias de poder. Nesse contexto, o desenvolvimento da educação profissional no Brasil foi marcado por um caráter dualista, onde a sua finalidade limitava-se ao atendimento das demandas mercadológicas. No entanto, Dourado (2012) afirma que a escola deve formar para a cidadania crítica sujeitos que interfiram na realidade, visando transformálos e não apenas integrá-los ao mercado.
Resumo (segunda língua): The school is an important, complex and dynamic social institution, which has been reframing itself throughout the historical context. However, within the scope of a capitalist society, it has been outlined as an instrument for maintaining social inequalities, thus reproducing domination and exploitation, mediated by authoritarian power relations. In this context, the development of professional education in Brazil was marked by a dualistic character, where its purpose was limited to meeting market demands. However, Dourado (2012) states that the school should train subjects for critical citizenship that interfere in reality, aiming to transform them and not just integrate them into the market.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1102
ISBN: 978-85-95911-26-0
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)



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